Home / Notícias
O Conselho Estadual sobre Drogas (Coned) tem 44 novos integrantes. A posse dos novos representantes – realizada no final da tarde desta terça-feira (5) – marcou a incorporação definitiva para o biênio de 1 de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2015. O conselho, vinculado à Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh) tem a finalidade de acompanhar a execução da política estadual sobre drogas, dar orientação normativa à prevenção ao uso de drogas, a reinserção de usuários e a repressão ao consumo e ao tráfico.
A cerimônia, que iniciou às 15h, aconteceu na sala da Escola de Advogados da OAB/PA, no centro de Belém, onde foram empossados 44 conselheiros, sendo 22 representantes titulares e 22 suplentes. Todos representantes de secretarias do Estado, conselhos regionais e associações. O Coned também tem o objetivo de estimular programas de prevenção, tratamento e de repressão ao tráfico. Cada membro tem o mandato de dois anos.
“Estaremos realizando, com as principais comunidades terapêuticas, levantamento de tudo que foi feito e apresentaremos nosso planejamento aos municípios, com a implantação de 30 conselhos municipais”, informou o presidente do Coned, Sandro Mesquita, que falou, ainda, que durante sua gestão, até o final de 2012, trabalhou na implantação de 4 conselhos nos municípios de Belém, Paragominas, São Félix do Xingu e Abaetetuba.
“No município de Brasil Novo já está sendo feita a instalação e, em Óbidos, nossa gestão já começou a dar um pontapé inicial”. O presidente do Conselho falou ainda na perspectiva de se trazer vários incentivos por meio do Conselho Nacional sobre Drogas (Conad), a fim de angariar recursos para o Estado do Pará.