Home / Notícias
Com a presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Claudio Lamachia, a OAB-RR sediou mais uma edição do Colégio de Presidentes da OAB na Região Norte, cuja abertura ocorreu ontem à noite, no auditório do Hotel Aipana Plaza, localizado na Praça do Centro Cívico, em Boa Vista, capital daquele estado.
Na tarde de ontem, os presidentes seccionais e Claudio Lamachia visitaram a Penitenciária Agrícola Monte Cristo. Em seguida, reuniram com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima, o desembargador Almiro José Mello Padilha, e com governadora do Estado, Suely Campos.
O diretor tesoureiro, Antônio Oneildo Ferreira, e coordenador nacional do Colégio de Presidentes do CFOAB e presidente da OAB do Espirito Santo, Homero Junger Mafra, também prestigiaram o evento. Na cerimônia, o presidente da OAB Roraima, ao cumprimentar os visitantes, agradeceu inicialmente aos colegas do norte pelo voto de confiança que foi dado à seccional roraimense para a realização do Colégio em Boa Vista, e destacou que os temas discutidos no colegiado são importantes para o fortalecimento da advocacia e da cidadania.
“Todas as nossas ações, nosso trabalho, têm demonstrado a preocupação da advocacia com problemas de interesse não só da classe, como da sociedade. Hoje mesmo, nós visitamos uma unidade prisional, não só para apontar e denunciar problemas, mas principalmente, apontar soluções e cobrar que as ações necessárias para essa crise sejam realizadas de forma efetiva. Portanto, a OAB tem sido proativa na busca de soluções aos problemas que atingem toda a sociedade e a advocacia”, destacou.
O presidente Cláudio Lamachia convocou a advocacia para estar, cada vez mais, unida e coesa para enfrentar os desafios que terá pela frente. “A OAB tem sido chamada como nunca a participar de grandes debates nacionais em um momento em que enfrentamos uma crise ética e moral, sem precedentes, neste país. E este é o papel da OAB porque temos como missão verbalizar o que pensa a sociedade brasileira porque nós somos, sim, a voz do cidadão brasileiro”, ressaltou.
Os líderes de seccionais se reuniram para discutir assuntos de interesse da sociedade civil e da advocacia, especialmente no que diz respeito às peculiaridades da região norte. Os presidentes trocaram experiências de gestão, bem como avaliaram suas ações e definiram metas e estratégias para enfrentar os desafios vivenciados atualmente.
Durante o dia de hoje, várias pautas foram abordadas, dentre elas, a crise no sistema prisional brasileiro, custas judiciais, ensino à distância, anuidades e a participação dos dirigentes e da classe na Conferência Nacional da Advocacia, que este ano será realizada em São Paulo, no mês de novembro.
Fotos: ASCOM OAB/RR