Home / Notícias

Em parceria com a OAB, Cesupa garante investimento em formação profissional

Jarbas-Sergio_-Mendes_3-xxxx

Pelo terceiro ano consecutivo, a OAB-PA investe na formação e qualificação de acadêmicos do curso de direito do Centro Universitário do Estado do Pará – Cesupa. Desta vez, em documento entregue ao presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, pelo vice-reitor da faculdade, Sérgio Mendes, “considerando o papel indiscutível de fomento e discussão que a OAB tem exercido nacional e regionalmente para o incremento da qualidade da educação jurídica”. O Centro solicita o custeio do valor de passagens aéreas para que os alunos participem do 18º Inter-American HR Moot Court, em Washington - DC - Sistema de Júri Simulado Interamericano de Direitos Humanos e que conta com a presença de juízes da Corte Interamericana dos Direitos humanos, em Santo Domingos, República Dominicana.

A equipe que compõem a Clínica de Direitos Humanos do Curso de Direito do Cesupa já obteve muitas vitórias nessa competição e, no último dia 10 de março deste ano, conquistou o primeiro lugar na III Concurso Interamericano de Derecho AL Desarollo Sostenible, realizada em Bogotá.

Para Jarbas, todo investimento como este representa um retorno garantido à classe e que "é missão da Ordem investir na qualificação e formação profissional. E esse foi um compromisso assumido em campanha e cumprido por nós desde a primeira gestão, que sempre teve uma preocupação especial com o acadêmico. ”

Jarbas-Sergio_-Mendes_6-66

O presidente observou ainda que a produção de conhecimento não tem preço, que a perspectiva é trabalhar juntos (OAB e a instituição de ensino) e que o Cesupa tem sido a faculdade de direito mais afastada da Ordem. “Nessa gestão, não medimos esforços para investir na produção de conhecimento de forma continuada. Agora, não será diferente”.

“Não é mais!”, respondeu Sérgio Mendes, para dizer que, a partir de agora, estará mais próximo da OAB. E completou: "o objetivo da parceria é garantir mais uma vez o incentivo à formação e à promoção dos direitos humanos, que é uma área tão carente em nosso Estado.”

Para o vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, parceria como esta, que já se repete há três anos, demonstra o compromisso responsável da OAB com a formação profissional. "Desde a primeira vez que investimos nesses alunos, acreditamos no potencial deles e o retorno veio com as vitórias obtidas por eles todos esses anos. É a prova de que estamos formando profissionais qualificados e preparados para o mercado de trabalho tanto aqui como fora do Brasil".

Jarbas-Sergio_-Mendes_5-5555O coordenador do curso de Direito do Cesupa, Sandro Alex de Souza Simões, afirmou que a parceria com a OAB é imprescindível para o investimento continuado na formação acadêmica. “Com a parceria da Ordem, obtivemos conquistas importantes nessa competição. Isso nos deu ‘know-how’ para criarmos cada vez mais oportunidades como essas para outros alunos.”

Sandro finalizou se dizendo esperançoso de poder contar com o apoio da Ordem para transformar a capital paraense na sede do certame nacional do Júri Simulado para 2014.

Jarbas-Sergio_-Mendes_34-mao

Congresso Nacional

Aproveitando o encontro com o presidente da Ordem, o vice-reitor do Cesupa propôs uma ação compartilhada com as principais faculdades de direito do estado para realizar em Belém o Congresso Nacional sobre proteção da pessoa humana e refugiados.

A sugestão é reunir os principais doutores no assunto para discutir temas ligados ao direito humanitário e penal.

Jarbas-Sergio_-Mendes_27-jjjjj

Participaram da reunião o diretor-geral da ESA, Jeferson Bacelar, a conselheira seccional e diretora do departamento de Direito Penal da ESA, Cristina Lourenço, a advogada Stela Campos – Diretora do Departamento de Direito Tributário e membro da Comissão Permanente de Estágio e Exame de Ordem.

2011

Em 5 de maio de 2011, a OAB assinou o convênio de patrocínio para investir na formação de estudantes de Direito no Pará na área dos Direitos Humanos. Por meio do convênio, a Ordem garantiu duas passagens aéreas aos acadêmicos de direito do Cesupa - Centro Universitário do Estado do Pará, que participarão da etapa final da Competição do Júri Simulado da Corte Interamericana dos Direitos humanos, pela American Universit, em Washington - a mais tradicional competição da área naquele país.

Jarbas-Sergio_-Mendes_30-3030

2012

Um grupo de estudantes paraenses do curso de direito do Cesupa - Centro Universitário do Estado do Pará - prestou contas do patrocínio garantido pela Ordem, que possibilitou ao grupo participar da etapa final da 17ª Competição do Júri Simulado da Corte Interamericana dos Direitos humanos, pela American Universit, em Washington - a mais tradicional competição da área naquele país, que acontece anualmente há 17 anos. O tema deste ano foi Direitos Indígenas.

Fotos: Paula Lourinho

Anexos