Home / Notícias

Em noite de autógrafos, professor lança livro na sede da OAB


_MG_8229Ex-membro da Comissão de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (2010-2012), o advogado Assis Oliveira fez o lançamento do livro “Indígenas Crianças, Crianças Indígenas: perspectivas para a Construção da Proteção Plural” ontem (14) à noite, no auditório Octávio Mendonça. Assis Oliveira é atualmente professor de direitos humanos da Universidade Federal do Pará, no campus de Altamira, na região sudoeste do estado.

_MG_8218Os professores e o público que prestigiaram o evento foram recepcionados pelo presidente em exercício da OAB, Alberto Campos, e o presidente da Comissão de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente, Ricardo Melo. A professora, antropóloga da UFPA coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Jane Beltrão, foi a palestrante convidada. O deputado federal Claudio Puty também prestigiou o lançamento.

Escolha

_MG_8227Para o professor Assis, lançar o livro na OAB representa “uma possibilidade de valorizar e continuar uma discussão que a comissão esta acolhendo para conseguir dar continuidade às discussões que são travadas sobre os direitos das crianças indígenas e também pelo espaço estratégico que tem a OAB, que possui uma articulação e poder de mobilização em questão de visibilidade para as discussões. É unir o útil ao agradável para as atividades serem desenvolvidas”.

Ainda segundo Oliveira, a principal reflexão transmitida no tema abordado no livro é que a diversidade cultural reclama melhorias na forma que foi registrado os direitos das crianças. “O que procurei definir a partir da pesquisa é que existe os direitos indígenas, e a realidade dos povos indígenas exige que devemos modificar até mesmo o modo que foi construído os direitos das crianças para saber melhor recepcionar essa diversidade, entendendo que é preciso reconstruir alguns conceitos com as categorias a partir de um olhar cultural, de um olhar que esteja mesclado aos direitos indígenas”.

Anexos