Home / Notícias
O campus de Castanhal da Universidade da Amazônia (Unama) recebeu, na última terça-feira (22), a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pará (OAB-PA), Brenda Araújo, para palestrar sobre "Violências Política e Doméstica contra a Mulher", como parte da abertura da Semana Ubíqua, programação voltada para o empreendedorismo, tecnologia e inovação promovida pela instituição de ensino. Ao lado de Brenda, a ex-presidente da OAB-PA Angela Sales também foi palestrante.
"Foi um prazer contribuir com uma fala sobre violência política de gênero, ao lado da doutora Angela Sales, que foi presidente da OAB-PA, em um auditório com mais de 200 pessoas, com uma participação incrível de todos eles. Adoro contribuir com a academia, porque serão nossos futuros advogados. Quero agradecer a Unama pelo convite e deixar a OAB-PA de portas abertas para contribuir com os acadêmicos de Direito", pontuou a vice-presidente Brenda Araújo.
Um dos momentos marcantes foi a apresentação do projeto "Cadeira Vazia", do Grupo Ser Educacional, uma iniciativa de grande impacto simbólico e emocional que consiste em manter uma cadeira marcada e vazia em sala de aula, representando as mulheres que morreram vítimas de feminicídio. Trata-se de um lembrete silencioso da urgência em combater todas as formas de violência contra a mulher.
Compromisso
O encontro, apresentado pelo presidente da Comissão de Apoio às Subseções da OAB-PA e professor da universidade, Richard Pinto, reforçou o compromisso das duas instituições com debates sociais urgentes e fundamentais. A palestra abordou aspectos jurídicos, sociais e históricos da violência contra a mulher, com destaque para os desafios enfrentados por mulheres que atuam na política, muitas vezes vítimas de ataques e tentativas de silenciamento em função de seu gênero.
Para ele, a iniciativa buscou fomentar reflexões urgentes sobre uma realidade que ainda fere tantas vidas no Brasil. "A palestra, destinada a estudantes do 1º ao 10º semestre do curso de Direito da Unama Castanhal, proporcionou um espaço aberto ao diálogo e à educação, fundamental para promover consciência, prevenir abusos e fortalecer redes de apoio às vítimas", declarou.
Ainda de acordo com o professor, a presença da OAB-PA enriqueceu ainda mais o debate. "A participação não somente trouxe luz aos aspectos jurídicos que envolvem essas violências, como também reafirmou o compromisso institucional da Ordem com a defesa dos direitos das mulheres e com o combate firme a qualquer forma de opressão e silenciamento. Eventos como esse nos lembram que cada voz importa - e que a transformação começa com informação, empatia e ação coletiva".
Os organizadores convidaram os alunos a refletirem sobre o papel de cada um na construção de ambientes mais seguros e igualitários para as mulheres, dentro e fora das instituições. A agenda também teve participação do diretor-geral da Unama Castanhal, Diogo Miranda. A programação da Semana Ubíqua inclui oficinas, mesas-redondas e apresentações culturais, promovendo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e incentivando o protagonismo estudantil em temáticas contemporâneas.