Home / Notícias
Ao lado do presidente da seccional paraense, Jarbas Vasconcelos, o advogado Oswaldo Coelho, que preside a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, recebeu a histórica homenagem das mãos do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, também prestigiou o ato público “Para Não Repetir”, realizado hoje, em Brasília, para rememorar os 50 anos do golpe militar no Brasil, ocorrido em 1964.
Na abertura do ato público Para Não Repetir, foi exibido vídeo em homenagem ao advogado Raymundo Faoro, presidente do Conselho Federal da OAB entre 1977 e 1979. Faoro foi o responsável pela articulação entre sociedade civil e governo militar que possibilitou uma série de aberturas políticas e jurídicas durante os últimos anos da ditadura, caso da anistia e da concessão de “habeas corpus”.
Homenageado
Poucos dias antes de receber a homenagem o CFOAB, em entrevista concedida à Assessoria de Comunicação da OAB/PA, o presidente da CAA-PA, que foi dirigente do Grêmio Estudantil do Colégio Estadual de Pernambuco, recordou-se de momentos de luta contra a ditadura militar em terras pernambucanas, especialmente de colegas brutalmente assassinados, e deixou uma mensagem à advocacia paraense (leia a entrevista na íntegra aqui).
Autoridades
Outros membros da diretoria da OAB também estiveram presentes no ato público: Claudio Lamachia, vice-presidente do Conselho Federal, Cláudio Stábile Ribeiro, secretário-geral adjunto, Antonio Oneildo, diretor tesoureiro e o membro honorário vitalício, Mário Sérgio Duarte, além dos presidentes de seccionais: Ibaneis Rocha (DF), Luiz Viana Queiroz (BA), Homero Junger Mafra (ES), Pedro Henrique Reynaldo Alves (PE), Juliano Breda (PR), Marcos da Costa (SP) e Epitácio Brandão Lopes (ES), Henrique Naves Mariano, da Comissão Especial da Memória, Verdade e Justiça, e Nilton da Silva Correia, da Comissão Nacional de Direitos Sociais.