Home / Notícias
Amanhã (21) acontecem as eleições da OAB/PA. O pleito irá decidir a próxima diretoria para conduzir a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Pará de janeiro de 2013 a dezembro de 2015. Três chapas estão disputando a presidência. A primeira, liderada pelo atual presidente da OAB/PA, Jarbas Vasconcelos, é intitulada “OAB por Você”. A segunda chapa tem como candidata a presidência Avelina Hesketh, com o nome “Pela Honra. Pela Ordem”. O terceiro candidato à eleição é Eduardo Klautau, com a chapa “OAB+”.
As instalações da votação na capital foram planejadas pela Comissão Eleitoral para que tudo ocorra sem imprevistos. Segundo André Serrão, o presidente da Comissão Eleitoral, cada seção terá dois advogados voluntários (não vinculados em chapas) para atuar como Mesários e Presidentes de Mesa. As 30 seções localizadas no Casarão também contarão com a presença de um funcionário da OAB em cada. Aproximadamente 8.000 advogados estão aptos a votar – 6.500 na capital e 1.500 no interior do estado. O Pará possui 19 subseções da OAB e 25 locais de votação. 30 urnas serão localizadas no casarão e 30 nos interiores com preferência para Santarém e Marabá, que possuem os maiores campos eleitorais.
Para André Serrão, apesar de esse ano as urnas serem convencionais, com cédulas manuais, o processo está sendo estruturado para que a apuração leve o mínimo de tempo possível e seja livre de imprevistos. A previsão é que sejam apuradas três urnas simultaneamente. “Assim que as sessões forem encerradas e as urnas lacradas, elas serão transportadas para o auditório para apuração. Quando todas as urnas chegarem ao local, o auditório será fechado e com a presença dos fiscais e dos representantes de todas as chapas, começa a apuração”, informou Serrão.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, para a apuração do pleito cinco nomes de cada chapa estarão aptos a acompanhar o processo. Entretanto somente três poderão estar, simultaneamente, dentro da sala de apuração. “Fica assegurado ainda livre acesso aos candidatos a Presidente e Vice-Presidente, além do número mencionado”, informou o presidente Serrão. O processo de apuração no interior também seguirá o mesmo sistema. Ao final, os fiscais das urnas assinarão um boletim de urna contendo todos os resultados, que será enviado para a capital.
Uma das novidades para o pleito deste ano da OAB será o acompanhamento em tempo real da apuração dos votos. No dia das eleições, a Praça Barão do Rio Branco ganhará um telão para que os advogados possam acompanhar - em tempo real - a apuração dos votos, que será realizada no auditório do casarão.
Para esta votação, foi dado o período de 14/09 a 22/10 para se inscrição das chapas. As chapas seccionais possuem, no total, 76 membros, sendo 34 Conselheiros Efetivos, 34 Conselheiros Suplentes, 3 Conselheiros Federais Efetivos, 5 Diretores da CAA-PA e 5 membros da Diretoria.
Confira abaixo a relação da Diretoria das chapas por ordem de inscrição:
OAB POR VOCÊ
Presidente: Jarbas Vasconcelos
Vice-Presidente: Alberto Antônio Campos
Secretário-Geral: Jader Kahwage David
Secretário-Geral-Adjunto: Nelson Ribeiro de Magalhães e Souza
Tesoureiro: Eduardo Imbiriba de Castro
PELA HONRA. PELA ORDEM.
Presidente: Maria Avelina Imbiriba Hesketh
Vice-Presidente: Osvaldo de Jesus Serrão de Aquino
Secretário-Geral: Mário Gomes de Freitas Jr.
Secretário-Geral-Adjunto: Kleverson Gomes Rocha
Tesoureira: Márcia Andréa Celso da Silva
OAB+
Presidente: Eduardo Corrêa Pinto Klautau
Vice-Presidente: Bernardino Lobato Greco
Secretário-Geral: Roland Raad Massoud
Secretário-Geral-Adjunto: Wilton de Queiroz Moreira Filho
Tesoureira: Mônica Palheta Furtado Belém Dias
Atenção
O voto é obrigatório, com pena para abstinência de 20% do valor da anuidade. Para a votação, é importante que o advogado não se esqueça de trazer documento de identificação com foto (RG, carteira OAB, CNH ou CTPS).