Home / Notícias
Na manhã desta segunda-feira (3), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB-PA em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) promoveu campanha de "Incentivo ao voto do idoso maior de 70 anos", no plenário Albebaro Klautau na sede da seccional paraense, cujo objetivo é orientar o idoso no exercício de sua participação no pleito eleitoral. Os servidores do TRE instalaram as urnas eletrônicas, biometria e ministraram palestra expondo como será realizada a eleição, quais são os processos, o que é permitido ou não, enquanto os idosos tiraram dúvidas.
Coordenadora da Escola Judiciária do TRE-PA, ambiente que trabalha a formação político - cidadã, Luciana Souza ministrou palestra e esclareceu dúvidas dos participantes do evento afirmou que espera "que a campanha surta muitos frutos bons, que traga um resultado efetivo para essa votação”, complementando que “o TRE, mais uma vez, está de portas abertas para outros órgãos e parcerias para que realmente se atinja uma eleição transparente, limpa, priorizando pelo voto livre e ético".
Ao longo do mês de setembro, serão realizadas oficinas em entidades que atuam no segmento da pessoa idosa, como: Hospital Cynthia Charone, Federação de Aposentados e Pensionistas, SESC, Palácio Bolonha, entre outras entidades. "O trabalho será desenvolvido e disseminado dessa forma na Região Metropolitana de Belém que, atualmente, possui um eleitorado, nessa faixa etária, com 54 mil idosos, o que é significativo, porque daria para eleger até um deputado federal. Então é importante que eles tenham consciência de que podem fazer a mudança e que podem mudar o rumo da historia", comentou a presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da OAB-PA, Letícia Bitar.
Para Teodora Santos Oliveira, de 70 anos, votar é um exercício necessário para mudar a história do Brasil. "É meu dever como cidadã, porque, se eu quero um mundo melhor, não devo me omitir. Se eu não fizer nada para mudar, vou me omitir, fazendo com que o país permaneça do jeito que está. Então essa é a hora para mudar", declarou a aposentada. Segundo estatísticas recentes divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existe número relevante de pessoas idosas maiores de 70 anos aptas a votar, entorno de 12 milhões de eleitores em todo o Brasil. Nessa faixa etária, muitas vezes eles entendem que, por atingir os 70 anos, não precisam mais votar.
Fotos: Hamanda Sena e Yan Fernandes