Home / Notícias
Promovido pela Comissão da Mulher Advogada da OAB-PA, o debate lotou o auditório Otávio Mendonça, sede da Ordem no Pará, na tarde da última terça-feira (26). Com o tema “Democracia, Representatividade e Gênero: como garantir a participação efetiva das mulheres”, a programação contabilizou 10h de atividades complementares e contou com a presença da vice-presidente da OAB-PA, Cristina Lourenço.
Na abertura das atividades, a diretora da seccional paraense agradeceu, em seu discurso, aos homens que compareceram ao evento, bem como defendeu que a temática é muito significante e precisa ser mais discutida. Diante dos presentes, a advogada e professora, as mulheres não devem esperar pela garantia de representatividade, “mesmo que estejam capacitadas, mesmo que sendo maioria”.
Secretária de Cultura do Estado, Úrsula Vidal marcou presença no debate e salientou que é necessário “fazer o enfrentamento do modelo patriarcal, que é sustentado pelo modelo econômico”. Ao pontuar que cada mulher “possui suas feridas”, a representante do Governo do Pará frisou que, antes de avançar no espaço político, “o principal desafio encontra-se no território cultural”.
A deputada estadual Ana Cunha esteve presente e parabenizou a comissão de trabalho da OAB-PA por debater “um tema tão atual e necessário”. A parlamentar sustentou que “as mulheres precisam acreditar que são capazes”, assim como observou que é crucial “ter posicionamento”. A advogada Natasha Vasconcelos, que preside a Comissão da Mulher Advogada, conduziu os trabalhos.