Home / Notícias

Durante bela e emocionante cerimônia, Eduardo Imbiriba é empossado presidente da Ordem no Pará


Os novos integrantes da diretoria da OAB no Pará, além do Conselho Seccional, Escola Superior de Advocacia (ESA), Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAA-PA), Tribunal de Ética e Disciplina (TED) e comissões temáticas tomaram posse em cerimônia realizada na noite da última quinta-feira (13). Realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, a solenidade contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e diversas autoridades do mundo jurídico. Houve transmissão ao vivo pelo canal da OAB-PA no YouTube. 

Presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA), Felipe Sarmento empossou Eduardo Imbiriba como presidente da OAB-PA para o triênio 2022-2024. Os demais diretores seccionais foram empossados pelo novo presidente: Luciana Gluck Paul (vice-presidente), Afonso Lobato (secretário-geral), Claudiovany Ramiro Gonçalves Teixeira (secretária-geral adjunta e corregedora), André Serrão (diretor-tesoureiro) e Lorena Napoleão (diretora-tesoureira adjunta).


Prioridades e desafios

Em seu discurso de posse, Eduardo Imbiriba declarou que sua gestão concentrará esforços para unir cada vez mais a advocacia paraense, corresponder aos votos de confiança, defender o respeito às instituições e ao Estado Democrático de Direito. "Após o processo eleitoral, chegou a hora de desmontar os palanques. A advocacia deve estar unida. O nosso objetivo é fazer com que a advocacia seja toda amparada pelo braço forte da Ordem", defendeu o novo presidente. "A nossa instituição é o principal alicerce do Estado Democrático de Direito juntamente com as outras instituições da nossa República", completou.
O diretor seccional sustentou que é necessário trabalhar conjuntamente na defesa da Constituição, dos direitos humanos, da justiça social, do aperfeiçoamento das instituições jurídicas e das leis. "Nossa gestão vai ser toda voltada para o bom cumprimento daquilo que propomos durante o processo eleitoral", ressaltou. "Queremos que toda a classe se una para que, em conjunto, nós possamos fortalecer cada vez mais tanto a advocacia como a sociedade", complementou Eduardo Imbiriba.

Para o novo presidente da seccional paraense, um dos principais desafios será implementar em todo o Pará cada vez mais melhores condições para o exercício da advocacia virtual. "Já é uma realidade na nossa profissão. E é um desafio que precisamos superar juntamente com o Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo", pontuou. Eduardo Imbiriba também enfatizou que sua gestão trabalhará no sentido de proporcionar ainda mais protagonismo à mulher advogada e à jovem advocacia. "Queremos que se sintam cada vez mais abraçados pela instituição", concluiu.


Despedida e reconhecimento

Presidente da Ordem no Pará por dois mandatos (triênios 2016-2018 e 2019-2021), Alberto Campos proferiu emocionante discurso de despedida. Antes, conduziu o ritual de passagem do cargo e da beca de presidente. Em seguida recebeu o "Prêmio Ubirajara Bentes de Souza Filho" por sua contribuição na defesa intransigente das prerrogativas. "Não posso deixar de dizer que foi um mandato atípico. Desde o primeiro ano de gestão, nós tivemos problemas com saúde, o que atrapalhou um pouco todo o planejamento que nós tínhamos feito para os três anos", explicou.

"Nós conseguimos avançar muito em infraestrutura, bem como levar qualificação profissional para advogados e advogadas não só da capital, mas também do interior. Para tanto, usamos diversas plataformas, ferramentas tecnológicas que foram fundamentais", destacou. "Apesar de todos os percalços, conseguimos realizar uma quantidade importante de tudo aquilo que nos comprometemos quando fomos candidatos há três anos", emendou Alberto Campos, que agora exercerá o cargo de conselheiro federal pela OAB-PA.

Membro honorário vitalício da instituição, Alberto Campos observou que os novos diretores, conselheiros seccionais e demais integrantes do Sistema OAB Pará precisam estar unidos. "Nós só conseguimos obter êxito com muita união. O ano de 2022 se prenuncia como difícil para todos nós. A pandemia ainda está presente e ainda pode trazer consequências também para o exercício da advocacia", ponderou. "Desejo que a atual diretoria possa ter serenidade e tranquilidade para poder decidir os destinos da advocacia e sociedade civil. A OAB exerce papel fundamental na defesa das instituições. E nesses momentos de crise é que nós provamos a importância da Ordem", finalizou. 

Texto: Fúvio Maurício

Fotos: Paula Lourinho

Anexos