Home / Notícias
Um bela homenagem foi prestada hoje ao Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico. Após o encerramento do SIMPÓSIO SOBRE ÉTICA, realizado pela Associação Brasileira dos Advogados Católico - ASSBRAC em parceria com a Comissão Pró Ética, do Tribunal de Ética e Disciplina/ TED da OAB-PA, o presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos entregou ao Arcebispo, o certificado de Honra ao Mérito - principal e mais importante condecoração oferecida pela Instituição, pelos relevantes trabalhos que realizou quando Arcebispo de Belém.
Dom Zico agradeceu a homenagem e falou dos princípios da ética cristã e a contribuição para a sociedade. “Agradeço a gentileza da OAB de me presentear”. Após as várias teorias sobre ética, Dom Vicente afirma “a ética não se encontra em manuais e sim em Jesus”.
José Maia Bezerra, presidente da Assbrac afirmou que Dom Vicente é o bispo da coragem. “Ele visitava o antigo presídio São José Liberto, que era um lugar nazista, e passava entre as celas, onde poderia ser facilmente feito de refém pelos presidiários e não se intimidava de forma nenhuma”, concluiu.
Leia a íntegra da homenagem feita pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos a Dom Vicente Zico. Ele ressaltou a importância da presença do bispo em Belém e ainda o carisma que ele suscita permanentemente inalterado até os nossos dias.
“Digníssimas Autoridades civis, militares e eclesiásticas. Eminentes Desembargadores. Ilustres senhoras e senhores. Fiéis católicos. Permitam que eu me dirija especialmente esta manhã ao Excelentíssimo Reverendíssimo Senhor Bispo Emérito de Belém Dom Vicente Joaquim Zico.
É com imensa alegria que nos reunimos hoje, 14 de setembro, dia em que nossa Igreja Católica Apostólica Romana festeja a “Exaltação da Santa Cruz”. Cruz esta que é símbolo da vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo sobre a morte e sinal do imenso amor de Deus pela humanidade.
A Associação Brasileira dos Advogados Católicos – ASBRAC, que tenho a honra em pertencer, não poderia ter escolhido dia mais adequado que este para a entrega solene da Comenda de Honra ao Mérito ao caríssimo Dom Vicente Zico, que nasceu na cidade de Luz, Estado de Minas Gerais, e aqui tomou posse no dia 08 de março de 1881 como o 8º Arcebispo de Belém do Pará. Foi Presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina.
A outorga desta comenda vem precedida por longos anos de profundo respeito, aceitação e admiração dos fiéis católicos desta Arquidiocese e, porque não dizer, de todo o Pará. Há um reconhecimento indiscutível de sua atuação como bom e fiel pastor das ovelhas que lhe foram confiadas. O carisma que a presença de Dom Zico suscita permanece inalterado até os nossos dias. Este respeito também lhe é devotado pela OAB – Pará, atualmente sob minha presidência e pela ASBRAC.
Parabenizo a Arquidiocese de Belém que por 14 anos contou por com tão digno e justo clérigo no comando da sua Igreja local. Uno minhas humildes orações às preces dos membros da ASBRAC e do povo católico por seu profícuo trabalho de Bispo Emérito junto a Arquidiocese, por sua saúde e sua santificação na vocação.
Ao mesmo tempo, ouso pedir que inclua esta instituição e todos aqueles que a compõem em suas preces a Deus, para que possamos nos empenhar sempre na busca das virtudes cristãs da Fé, Esperança e Caridade. Exemplo claro e indelével deixado por Dom Vicente Joaquim Zico.
Com dedicação e estima, saudamos a Dom Vicente Zico!
Com nossos corações, exaltemos a Santa Cruz!
Jarbas Vasconcelos.
Fotos: Paula Lourinho