Home / Notícias

Diretoria da OAB agenda encontro bimestral com presidência do Tribunal de Justiça do Estado

Visita-TJE-JV-Leonardo-Accioly_107----uO agendamento foi acordado durante a visita que o presidente Jarbas Vasconcelos fez à desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do TJE, hoje (07) pela manhã. Ao lado de Leonardo Accioli, presidente da Comissão Nacional de Defesa de Direitos e Prerrogativas, de diretores, conselheiros federais, seccionais, ouvidoria, presidente e membros de comissões temáticas da Ordem, Jarbas recebeu a confirmação da desembargadora Nadja de que um magistrado acompanhará a comitiva da OAB que estará amanhã (08) em Tomé-açu.Visita-TJE-JV-Leonardo-Accioly_143-lllll

Cortesia

Logo no início da visita, o presidente reforçou que a Ordem ficou radiante com a eleição da desembargadora. “Temos uma esperança muito profunda. Esperamos que seu mandato seja de muita felicidade. Esse é o espírito que nos alimenta”, declarou Jarbas. A desembargadora, por sua vez, agradeceu ao acolhimento dispensado pela diretoria e pelo conselho da OAB, por ocasião da inédita visita que a magistrada fez no dia 02 de fevereiro.

Visita-TJE-JV-Leonardo-Accioly_166-yyyyyyyyyyJustiça

Jarbas alertou que os investimentos em projetos no Pará irão gerar uma grande demanda judicial. “Em virtude desses investimentos, precisamos planejar uma estrutura judiciária que atenda essa demanda”, propôs o presidente.Nesse ensejo, Jarbas comunicou à desembargadora que o conselho seccional aprovou a criação de três subseções no interior do estado e lembrou que há mais pleitos. “Eles alegam estar num enclave, por isso querem uma subseção”, observou o presidente.

Agenda

O presidente propôs que uma reunião entre a diretoria da OAB e a TJE ocorra, ordinariamente, a cada dois meses. “Acreditamos que isso será importante, pois levaremos pautas que estabeleçam consensos entre as duas instituições, que sejam curtas e que resultem em vários encaminhamentos”. Diante disso, os presidentes acordaram que as reuniões de pauta serão realizadas na última quinta-feira de cada bimestre. Ou seja, o primeiro encontro foi marcado para o dia 10 de maio.

Visita-TJE-JV-Leonardo-Accioly_148-hhhhhPara o dia 10 de maio, a desembargadora também concordou em receber na sede os presidentes de subseções da OAB, que estarão em Belém para o Colégio de Presidentes promovido pela seccional da Ordem. As autoridades ainda cogitaram a possibilidade de abrir uma pauta virtual entre as duas instituições, que consistiria na promoção de reuniões entre magistrados e advogados nas subseções por meio de videoconferências.

Comissão Nacional

O presidente da Comissão Nacional de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Lonardo Accioli, revelou que sua presença no Pará é uma determinação do novo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho. “Quando um advogado é assassinado, coloca a defesa da sociedade em xeque, bem como o Estado Democrático de Direito. Os advogados são um dos responsáveis pela boa administração da Justiça e lamentamos muito que um advogado tenha isso vítima de um homicídio brutal”, afirmou Leonardo.

Accioli ainda lamentou o fato de que as investigações indicam que o crime teria sido cometido em decorrência do exercício da advocacia. O presidente da comissão nacional ainda ressaltou que o Conselho Federal da OAB está confiante no rigor da apuração do caso por parte das autoridades paraenses. Desse modo, a desembargadora assegurou ao presidente Jarbas Vasconcelos e a Leonardo Accioli a presença de um magistrado durante a permanência da comitiva da OAB em Tomé-açu amanhã (08), além de juiz para acompanhar o caso, a fim de providenciar eventuais medidas cautelares requeridas pela polícia,

Juizado

Na oportunidade, Jarbas Vasconcelos e a comitiva de advogados da OAB relataram à desembargadora Nadja Nascimento e ao corregedor de Justiça da Região Metropolitana de Belém, o desembargador Ronaldo Valle, que inúmeros jurisdicionados registraram reclamações sobre a dificuldade de deslocamento ao Juizado do Idoso de Belém. Quanto a isso, os desembargadores garantiram que será realizado um levantamento do acervo de processos existentes no referido juizado, de modo que sejam redirecionados para as demais Varas da Região Metropolitana de Belém.

Comitiva

O vice-presidente, Alberto Campos, o diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba, os conselheiros federais Edilson Silva, Edilson Dantas, Iraclides Cunha, a ouvidora-geral, Ivanilda Pontes, vários conselheiros seccionais, presidentes e membros de comissões temáticas da OAB e a vice-presidente da subseção de Redenção, Jane Machado Resende, também participaram do encontro.

Anexos