Home / Notícias
Foi intensa a agenda de visitas de diretores da OAB-PA para convidar autoridades estaduais e colegas de classe para a cerimônia de reinauguração do prédio-sede da instituição, que acontecerá no dia 16 de setembro. O presidente Jarbas Vasconcelos, o vice-presidente Alberto Campos, o secretário geral Jader Kahwage e o tesoureiro Eduardo Imbiriba visitaram uma série de órgãos e instituições para distribuir convites do evento.
Logo no inicio da manhã, Jarbas Vasconcelos visitou a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), onde foi recebido pela presidente Adelaide Oliveira. Em seguida, ele foi ao gabinete do presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda. Jarbas Vasconcelos também entregou pessoalmente o convite ao deputado estadual Júnior Ferrari. Todos os parlamentares do estado, inclusive os deputados federais, serão convidados para o evento histórico - convites foram repassados ao chefe do setor jurídico da Alepa, Jarbas Porto, para distribuição.
Já no final da manhã, Jarbas Vasconcelos, acompanhado de sua esposa, a advogada Meire Vasconcelos, do presidente da Associação dos Advogados Trabalhista do Pará - Atep, André Serrão, e de outros profissionais que militam na área trabalhista, esteve também no Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, e aproveitou para entregar convites da reinauguração do Casarão da Ordem aos desembargadores Walter Paro, Georgenor Franco, Pastora Leal e Rosita Nassar.
No início da tarde, Jarbas se encontrou com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, general Jeannot Jansen, convidando-o para o evento de reinauguração. O secretário elogiou bastante a inciativa da atual diretoria da Ordem de cuidar do patrimônio histórico de Belém.
Também na manhã de hoje, Alberto Campos e Jader Kahwage participaram da panfletagem na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Depois, o vice-presidente seguiu para o Fórum Cível da Capital, onde distribuiu convites ao lado do tesoureiro Eduardo Imbiriba, de membros e parceiros da OAB. Logo após, Campos entregou convites aos colegas que frequentam a Casa dos Advogados Clóvis Malcher e a Sala do Advogado no Fórum Criminal.
Reinauguração
A cerimônia de reinauguração do Casarão da Ordem acontece dia 16 de setembro, às 18h, na praça Barão do Rio Branco. O evento será prestigiado pelo concerto da Orquestra Jovem Vale Música, cuja regência será do maestro Miguel Campos Neto e a direção de Gilberto Chaves, diretor artístico do Festival de Ópera do Theatro da Paz.
História
Em 1901, o Casarão da Trindade foi comprado pelo Instituto Teixeira de Freitas para abrigar a futura Faculdade Livre de Direito do Pará. Para sua aquisição, foi decisiva a colaboração do então governador Augusto Montenegro, que atendeu à reivindicação da Diretoria do Instituto Teixeira de Freitas e solicitou ao Congresso Legislativo Paraense um crédito especial de 50 Contos de Réis destinado à aquisição do prédio da futura faculdade, que foi instalada em 31 de março de 1902.
Anos depois, devido ao grande crescimento do curso de Direito no estado do Pará, o curso foi transferido para o campus permanente da UFPA. Em seguida, depois de ter sido transformado em depósito pela Universidade, o presidente Arnaldo Moraes Filho (1981-1983), manifestou ao reitor Clóvis Cunha da Gama Malcher o desejo de adquirir o prédio, de preferência por doação, mas esta era impossível, uma vez que o prédio fora dado em garantia do empréstimo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) à Universidade para construção do Campus Universitário do Guamá, o qual só autorizaria a alienação mediante venda. O prédio estava avaliado em CR$ 26 milhões de Cruzeiros.
Finalmente, em 7 de dezembro de 1982, o "Velho Casarão" foi adquirido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará. Em 1º de dezembro de 1983, foi iniciada sua restauração, procurando restabelecer, tanto quanto possível, em seu exterior, as linhas arquitetônicas originais dos fins do século XIX, num trabalho maravilhoso do arquiteto Alberto Rubim. A inauguração aconteceu no dia 12 de outubro de 1984.