Home / Notícias
Nesse primeiro dia de visita às subseções, a primeira a ser visitada foi a de Castanhal. Após visitar as instalações da Ordem nos fóruns da cidade de Santa Izabel do Pará, o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos e o vice Evaldo Pinto, acompanhados pelo presidente da subseção de Castanhal, Marcelo Pereira foram direto para o canteiro de obras, onde funcionará a nova sede da Ordem naquele município.
Esperados pelo Prefeito de Castanhal Hélio Leite, pelo vice Jocivaldo Nascimento, os diretores da Ordem discutiram detalhes da obra que deve ser inaugurada no início do ano que vem. Estavam presente no canteiro de obras Pedro Coelho – Presidente da Associação Comercial de Castanhal e Carlos Gripp, dono da empresa responsável pela obra SERFIC.
Para Hélio Leite, o planejamento do governo é transformar a região em um grande centro administrativo, onde estarão localizadas as sedes dos principais órgãos públicos e instituições como a OAB. “A OAB é uma entidade respeitada, que tem muito crédito junto à sociedade. Nos honra muito ser parceiro da OAB, e poder proporcionar isso à classe.
Após a vista às obras, os diretores da OAB reuniram com os advogados que militam em Castanhal. Eles falaram dos problemas vividos naquela cidade e ressaltaram como um dos mais graves a violação de prerrogativas praticadas por juízes e funcionários do poder judiciário.
No início da reunião, Marcelo Pereira, presidente da subseção fez um breve resumo das ações da Ordem para beneficiar os advogados que atuam em Castanhal como a aquisição de materiais, da reunião que houve entre OAB e TJPA, entre outros.
Diante das declarações apresentadas pelos advogados Jarbas, reafirmou seu compromisso com a tutela dos interesses dos advogados. “Nós fomos eleitos para isso. É nossa obrigação garantir a defesa incondicional das prerrogativas dos advogados”, disse ele.
Vasconcelos deve esperar o agendamento de uma nova reunião com os advogados de Castanhal para tratar especificamente das denúncias de violação das prerrogativas, que será marcada pelo presidente da subseção no próximo mês.
Durante o encontro, Jarbas também falou sobre o avanço no dialogo com TJPA, a assinatura de um termo de cooperação técnica para acesso ao sistema de internet do Tribunal para a sala dos advogados nos diversos municípios do estado; falou da criação do Vara de Juizado Especial e ainda da aquisição de materiais para as subseções. “Nós queremos melhorar a estrutura de funcionamento das nossas salas a fim de socorrer os advogados que habitam no interior do estado.
Segundo Jarbas, esse é apenas um pequeno investimento. "Nós sabemos ainda não é o ideal, mas estamos tentando garantir com isso o mínimo de infraestrutura para melhorar o trabalho de daqueles profissionais que labutam diariamente nos municípios do interior do nosso Estado", disse.
OBRA
A obra que já estava parada a alguns anos, ganhou fôlego com a nova diretoria da Ordem. O terreno cedido pela Prefeitura Municipal de Castanhal, localizado atrás do Fórum Trabalhista possui 800m². A sede terá dois pisos, respeitando as regras de acessibilidade. A primeira parte da obra deve ser concluída até o final desse ano e a inauguração desse etapa está prevista para ocorrer dia 28 de janeiro, aniversario daquela cidade..
Com um projeto arrojado e moderno, o prédio possuirá dois pisos, com um moderno auditório amplo preparado para receber as aulas telepresencial, que serão realizadas pela Escola Superior de Advocacia em parceria com a Associação dos Advogados de São Paulo.
A partir desse convênio, cursos, palestras, conferências, debates, reuniões entre outros, poderão ser assistidos pelos advogados através de um equipamento de recepção via satélite, disponibilizado em um primeiro momento, para as cidades de Belém, Santarém, Marabá, Castanhal e Redenção. A primeira transmissão deve acontecer no final do mês de outubro.
Fotos: Yan Fernandes