Home / Notícias

Diretor Geral da ESA diz que expectativas são excelentes para encontro da ENA em Belém

Colegio-ESA_12-000

Às vésperas do I Colégio de Presidentes de Seccionais da OAB da gestão do presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinícius Coêlho, e da histórica reunião entre diretores das Escolas Superiores de Advocacia de Seccionais e, por consequência, da Escola Nacional de Advocacia, o professor Jeferson Bacelar, que dirige a ESA no Pará, comentou a respeito do que representará a realização de um evento dessa magnitude para a advocacia paraense.

Para o diretor Jeferosn Bacelar, congregar aqui na região norte todos os diretores gerais da ESA “é uma grande honra para o nosso estado. É algo absolutamente inovador, que mostra um novo tempo na relação entre o Conselho Federal da OAB e a seccional do Pará”. Segundo ele, ter Belém como sede do evento, “demonstra também o grande espaço e o reconhecimento da influência do presidente Jarbas Vasconcelos no futuro das decisões que envolvem a advocacia brasileira.”

Pautas

O professor apontou qual o foco principal do encontro de diretores da ESA. “É a Inclusão Digital dos Advogados, absolutamente necessária nesse contexto de informatização dos processos judiciais, do Processo Judicial Eletrônico”, observou. Jeferson. Bacelar também informou que o encontro será presidido por Henri Clay Santos Andrade, diretor geral da Escola Nacional de Advocacia.

De acordo com o diretor geral da ESA, outros temas que serão abordados são a estrutura das ESA’s, a questão da personalidade jurídica das mesmas e Processo Judicial Eletrônico, assunto que fechará os debates. O advogado considera ainda positivo o fato de serem promovidos dois encontros paralelos ao Colégio de Presidentes Seccionais em Belém. “Pela primeira vez, o Colégio de Presidentes se soma com o encontro das ESA’s e também ao encontro dos presidentes das Caixas de Assistência aos Advogados”, comemorou Jeferson.

Expectativas

Bacelar revelou está muito otimista em relação aos desdobramentos do encontro entre diretores gerais da ESA e ENA. “Nós esperamos que haja um apoio congregado de uma ESA para com a outra, especialmente um ajuste em relação aos nossos objetivos institucionais vinculados com as diretrizes que serão estabelecidas pela própria ENA”, afirmou o professor Jeferson, que irá secretariar os trabalhos do evento e que ocorrerão no dia 17 de maio (sexta-feira).

Ainda segundo o professor, “nós queremos aprofundar e ampliar essas diretrizes que serão estabelecidas, mas também colocando nossos desafios regionais. Nós acreditamos que a ESA da seccional paraense precisa de um tratamento diferenciado frente ao nosso gigantismo territorial. Como tem sido estabelecida como meta a interiorização da ESA, somente com o apoio da ENA e das demais ESA’s que nós poderemos levar adiante esse projeto, que é extramente desafiador”, ponderou o advogado.

Convite

Jeferson Bacelar ainda enfatizou que todos os coordenadores de cursos de Direito do Pará estão convidados a comparecer na Cerimônia Oficial de Abertura do Colégio de Presidentes Seccionais da OAB, que ocorrerá no dia 16 de maio, a partir das 18h30, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.

Anexos