Home / Notícias
Um dos principais coordenadores da programação da Semana do Advogado, o Diretor Geral da Escola Superior de Advocacia, Luiz Alberto Rocha, não poderia ficar de fora e expor parte de seu conhecimento em palestra.
Com o tema: A teoria da Constituição na efetivação dos Direitos Humanos e o pós-modernismo e tendo como debatedores os advogados Paulo Aveil e Elísio Veloso, a palestra do diretor promoveu reflexão sobre as mudanças que a sociedade sofreu após a constituição de 88.
Segundo Luiz Alberto, um dos fatores para essa mudança é o pós-modernismo trazendo junto à tecnologia determinando “a necessidade de tornar tudo eficaz e em tempo real, com uma visão diferente de mundo”, disse.
Para Luiz Alberto “as leis constitucionais são suficientes, porém são textuais, teóricas e filosóficas, sendo necessário interpretá-la, sem trazer delas resultados”, disse. Devido a isso, a constituição passou por mudança ao longo das décadas, sendo fortemente influenciadas pelo pós-modernismo, ‘com promessas constitucionais descumpridas’, disse Luiz Alberto.
Segundo o Diretor da ESA, as garantias constitucionais, como o direito à vida, à moradia, à saúde etc., cabe ao Estado fazê-las cumprir. “A constituição já traz todas as regras, falta apenas trazê-las à realidade, aplicá-las”, concluiu.