Home / Notícias

Direitos da Mulher são debatidos na sede da OAB-PA

Ao longo desta tarde (11), no plenário Aldebaro Klautau, uma roda de conversa para as mulheres mães discutiu os direitos maternidade, amamentação, o retorno ao mercado de trabalho e quais os diretos delas são garantidos por lei. O evento foi conduzido pela presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Anna Marcella Mendes, que falou sobre os direitos sexuais e reprodutivos.IMG 1076

A advogada Ana Maira Leita explanou sobre legislação trabalhista, enquanto representantes da Santa Casa expuseram o tema amamentação. O objetivo de realizar a roda partiu devido ao fato de um número elevado de mulheres ainda sofrerem muitos preconceitos formados por uma visão machista de “que mulher tem que cuidar de casa e dos filhos, e não no mercado de trabalho”. Isso acaba afetando o acesso feminino não só no mercado de trabalho, mas também na desigualdade salarial. Em muitos setores, as mulheres chegam a receber até 30% a menos que homens pelo mesmo serviço ofertado.

Grandes conquistas já foram garantidas pelas mulheres, como direito à educação e o direito ao voto. Agora a luta feminina se direciona ao direito reprodutivo, que são garantidos pela Constituição Federal, que envolve pré-natal, direito contra concepção e planejamento familiar. A presidente da Comissão da Mulher Advogada se posicionou sobre o assunto. “Nós já temos muitas coisas garantidas por lei, mas é muito difícil conciliar as atividades desses direitos no plano material quando falamos do SUS, por exemplo. Temos lei que garante nossos direitos, mas na prática é muito complicado de conseguir efetivação deles”, considera Marcella.

Na oportunidade, esteve presente ainda Cynara Souza, gerente do banco de leite da Santa Casa. Ela expressou finalidade de fechar uma parceria para que a OAB se torne um posto de arrecadação de frascos para armazenamento de leite humano.

Anexos