Home / Notícias
Para encerrar a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o vice-presidente da OAB, Alberto Campos, compareceu à cerimônia realizada no auditório Dom Alberto Ramos, no campus Senador Lemos, da Unama, que homenageou várias mulheres advogadas, que prestaram relevante papel na sociedade paraense.
Na ocasião, as desembargadoras Odete de Almeida Alves, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, e Luzia Nadja Nascimento, presidente do Tribunal de Justiça do Pará, ministraram palestras.
A desembargadora Odete falou sobre “A Saúde das Mulheres no Meio Ambiente de Trabalho”. De acordo com a presidente do TRT8, atualmente, as mulheres acumulam mais horas de trabalho semanais do que homens, mas ainda recebem uma remuneração inferior.
A desembargadora Nadja Nascimento, por sua vez, lembrou que as mulheres estão cada vez mais exercendo cargos públicos. Segundo ela, as mulheres estão se destacando também à frente do Poder Judiciário. “Nas últimas quatro magistraturas, três foram comandadas por desembargadoras”, informou a autoridade.
O vice-presidente da Ordem, Alberto Campos, observou que a atual gestão da OAB conta uma presença marcante de mulheres, sendo 20 mulheres compondo o conselho seccional, a ouvidoria-geral, Ivanilda Pontes, e diversas presidentes de comissões temáticas e integrantes da Escola Superior de Advocacia (ESA).
Homenagens
Homenageadas:
Desembargadora Luzia Nadja Nascimento;
Desembargadora Odete de Almeida Alves;
Desembargadora Lydia Dias Fernandes;
Maria da Graça Azevedo, Procuradora Geral de Justiça do Ministério do Estado do Pará;
Advogada Herilda Balduino de Sousa, presidente da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica – Brasília/DF;
A professora Ana Célia Bahia Silva, reitora da Unama, que esteve representada pela Pró-reitora;
A advogada Hilda Bezerra, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB;
A advogada Anamaria Chaves Stilianidi, juíza membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB e coordenadora nacional da região norte da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica;
Maria Clara Marques pena de Carvalho, presidente do Asilo “Pão de Santo Antônio”;
Professora Nívea Santos, membro da Academia Thiganá Stúdio de Dança;
Advogada Lucy Gorayeb Mourão, membro da Academia Paraense de Letras;
Advogada e desembargadora Maria Izabel de Oliveira Benone, membro da Academia Paraense de Letras;
Christiane Ferreira da Silva Lobato, delegada-geral adjunta da Polícia Civil do Estado do Pará.