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O vereador Miguel Rodrigues, vice-líder do PRB, reuniu-se em audiência pública ontem, 04, a tarde, na Câmara Municipal de Belém, com entidades de classe, comunidade e autoridades para debater se há ou não necessidade de implantação de rodízio de carros na capital paraense.
Estiveram presentes no debate o Coordenador de Planejamento do Detran-Pará, Carlos Valente, o Diretor de Trânsito da CTBel, Elias Jardim, o Promotor de Justiça, Raimundo Moraes, da Promotoria de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado, o presidente da Comissão de Trânsito da OAB-Pará, Denis Farias, além do presidente do Sindicato dos Taxistas do Tapanã, Alain Castro e comunidade.
De acordo com o vereador Miguel Rodrigues, autor do requerimento que solicitou a audiência pública e também do Projeto de Lei n° 001150/09 que propõe, em caráter experimental, a criação do Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores em Belém, todos concordam que o trânsito em Belém está caótica e precisa, urgentemente, de ações, a curto e longo prazo, que solucionem esse caos. "Em função da implantação do BRT achei viável propor o rodízio de carros em Belém. Por isso, solicitei essa audiência pública para ouvir a opinião da sociedade e dos técnicos em trânsito para depois tomar a decisão quanto ao projeto de lei. Acredito que estou cumprindo o meu papel de legislador tentando achar uma solução, a curto prazo, para amenizar o inchaço no trânsito em nossa cidade", defende o parlamentar.
Segundo dados apresentados pelo coordenador de Planejamento do Detran-Pará, Carlos Valente, só em Belém existem atualmente 328 mil veículos, e na Região Metropolitana, 444 mil. Em 2021, ainda segundo o coordenador, existirão 800 mil veículos em Belém e, na Região Metropolitana 1,2 milhão. Devido a esse acelerado crescimento de veículos, Carlos Valente alerta que o trânsito nos principais corredores de Belém chegará uma velocidade média de 7 a 15km/h e defende que antes de implantar o rodízio, é preciso investir em outras alternativas, como reorganização do sistema viário; melhoria na pavimentação das vias; melhoria da qualidade do transporte coletivo, inclusive um trabalho de conscientização e sensibilização junto à sociedade para o uso desse transporte; construção de ciclovias e calçadas, atendendo todas as recomendações do Ministério das Cidades; estimular o uso do transporte hidroviário, entre outras ações. "Se não forem implementadas alternativas para desafogar o trânsito, muito em breve a proposição do vereador terá que ser colocada em prática porque não haverá outra alternativa. E muito em breve, o rodízio também não será suficiente devido ao crescimento da frota de veículos tanto em Belém quanto na Região Metropolitana, pois a medida que o tempo passa havderá mais ainda o estrangulamento do trânsito e seremos obrigados a restringir a circulação de veículos não em toda Belém, mas nas vias de maior trânsito", explica.
O Promotor de Justiça, Raimundo Moraes, também apresentou ressalvas à implantação de um rodízio de carros em Belém, pois ele acredita que essa medida vai duplicar o número de veículos nas ruas. "As pessoas que têm condições financeiras certamente irão comprar outros veículos para poder circular no rodízio. A alternativa correta é fazer mais investimentos em transporte público de qualidade e barato, para que todas as pessoas possam se deslocar com segurança e conforto", defendeu o promotor de justiça propondo ainda que o projeto passe por uma avaliação de viabilidade técnica da CTBel.
O vereador Miguel Rodrigues informou que irá avaliar todas as opiniões contrárias e favoráveis ao rodízio de carros em Belém que foram manifestadas na audiência pública, para poder dar prosseguimento ao seu projeto de lei na Casa.
Marylane Rebelo
Assessora de Comunicação
Reg. Prof. 1271/DRT-PA
Fonte: Câmara Municipal de Belém