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A Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Pará (OAB-PA) promoveu ontem o II Seminário de Sociedade dos Advogados, com o tema Propaganda de Escritórios de Advocacia. O evento, que aconteceu no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, discutiu as normas para a publicidade e propaganda de escritórios de adovacia, indicadas em resoluções do Conselho Federal da OAB do Tribunal de ètica e Disciplina da Ordem. As resoluções estabelecem uma série de regras para a propagand dos escritórios, que muitas vezes não são cumpridas pelos profissionais da área.
De acordo com o secretário-geral da OAB, Alberto Campos, o problema da propaganda irregular ainda é muito frequente no Pará, principalmente no interior. "Muitos advogados insistem em cometer as irregularidades. Propaganda em outdoors, televisão ou rádio, por exemplo, não são permitidas. Já as revistas e jornais podem conter anúncios de escritórios, mas apenas com as informações essenciais, sem nenhum tipo de frase persuasiva', explicou. Segundo o secretário da Ordem, o serviço de advocacia possui um fim social e, por isso, precisa ter regras para a publicidade e propaganda.
As resoluções que norteiam a propaganda de escritórios também contém outras restrições. Não é permitido, por exemplo, a panfletagem ou distribuição de cartas circulares nas ruas, divulgando o escritório. Além disso, as malas diretas e cartões de apresentação só opdem ser fornecidos a colegas, clientes ou a pessoas que os solicitem ou os autorizem previamente. Essas e outras normas foram reforçadas e discutidas durante o seminário de ontem na forma de mesa-redonda, que foi mediada pelo presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos.
Também durante a programação do seminário, houve palestra de Rodrigo Bertozzi, conceituado administrador e consultor especialista em Estratégia de Mercado, em Comunicação e Marketing Jurídico. Em sua exposição, Rodrigo mostrou como o advogado pode adotar estratégias e planejamentos de marketing para obter o sucesso almejado, sem, para isso, precisar ferir as regras sobre a publicidade. "É fundamental que o profissional invista em uma visão empreendedora para se consolidar no mercado e se tornar referência", disse o palestrante.
Fotos: Yan Fernandes
Fonte: O Liberal - Caderno Poder (01/04//2011)