Home / Notícias
O Tribunal Regional em Brasília decidiu manter para esta quarta-feira (21), as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Seção Pará. A votaçãoque vai eleger a nova diretoria da Ordem inicia às 10h30 e encerra às 18h30, duas horas depois do previsto para compensar o atraso por conta da suspensão.
De acordo com a assessoria de imprensa da OAB-PA, o TRE em Brasília cassou a liminar, determinando que o pleito decide ainda hoje qual das três chapas comandará a Ordem de janeiro de 2013 a dezembro de 2015.
Aproximadamente oito mil advogados estão aptos a votar, sendo 6,5 mil na capital e 1,5 mil no interior do Estado. O Pará possui 19 subseções da OAB e 25 locais de votação. 30 urnas serão localizadas no casarão e 30 nos interiores com preferência para Santarém e Marabá, que possuem os maiores campos eleitorais.
SUSPENSÃO
Em decisão proferida por volta das 18h de ontem (20), o juiz federal substituto da 4ª vara federal, em auxílio à 5ª vara, Bruno Teixeira de Castro, adiou por 72 horas a eleição da OAB-PA. O magistrado acatou o pedido da chapa “Pela Honra, Pela Ordem”, da candidata Avelina Hesketh, de que a comissão eleitoral não respeitou o prazo de 30 dias antes do pleito como data limite para o pagamento de anuidades, habilitando irregularmente advogados para participar do pleito.
A ação movida pela chapa de Avelina, cita que o dia 22 de outubro foi a data de início da contagem desses 30 dias, sendo que a data-limite para o pagamento de qualquer anuidade com vistas à participação na eleição encerraria dia 21 de outubro. Entretanto, a OAB recebeu o pagamento da anuidade de 229 advogados no dia 22 de outubro. Integrantes da chapa de Avelina reclamam ainda que a comissão eleitoral teria segurado a relação definitiva dos advogados aptos a votar, o que só teria ocorrido às 19h de ontem
CHAPAS
A primeira chapa, liderada pelo atual presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, é intitulada “OAB por Você”. A segunda, tem como candidata a presidência Avelina Hesketh, com o nome “Pela Honra. Pela Ordem”. Já o terceiro candidato à eleição é Eduardo Klautau, com a chapa “OAB+”. As chapas seccionais possuem, no total, 76 membros, sendo 34 Conselheiros Efetivos, 34 Conselheiros Suplentes, três Conselheiros Federais Efetivos, cinco Diretores da CAA-PA e cinco membros da Diretoria.
(DOL, com informações da OAB-PA e Diário do Pará)
Fonte: Diário Online