Home / Notícias
A cerimônia foi realizada hoje, 27, durante a 11ª Sessão Ordinária do Conselho Seccional da Ordem.
Com o plenário lotado, o Corregedor da Região Metropolitana de Belém, do Tribunal de Justiça do Estado, recebeu a maior honraria concedida pela OAB do Pará, a “Ordem do Mérito Advocatício”.
A Ordem do Mérito Advocatício é outorgada aqueles que se destacaram em suas contribuições em defesa da Advocacia, dos Direitos Humanos, da Justiça, do Estado Democrático de Direito, e especialmente para a seccional do Pará. Também ocorreu o juramento e recebimento de carteiras da Ordem para os jovens advogados recém aprovados no último Exame.
O vice-presidente da OAB, Alberto Campos, saudou o agraciado com o colar e o diploma. Em sua saudação, Alberto justificou a homenagem, enaltecendo o corregedor. “A OAB do Pará sente-se honrada pela entrega dessa comenda a alguém que tem tido um papel fundamental para a aproximação entre o judiciário e os advogados."
Alberto elogiou a postura do desembargador. "Parabéns, desembargador, pois sua postura só enaltece o judiciário!" O vice-presidente também colocou a Ordem à disposição do Corregedor. "A OAB é a sua casa. Tenha a certeza de que as portas do casarão estão e sempre estarão abertas para quando o senhor se aposentar do desembargo e voltar a advogar. "
Em seu discurso, o corregedor que, até hoje, guarda com carinho sua carteira de advogado, afirmou considerar esta homenagem como a mais importante recebida por ele até agora. "É a mais importante comenda que já recebi, pois é concedida pela entidade que representa a classe defensora intransigente dos preceitos constitucionais. Amanhã mesmo, ela estará em exposição no meu gabinete."
Após 15 anos de advocacia militante e atualmante desembargador do TJE-PA, Ronaldo fez uma breve retrospectiva de sua vida até chegar à universidade. Ele agradeceu a seu pai, quem considera o grande responsável por ele ser quem é (Biografia). "Obrigado, meu pai! Pois se me formei em advocacia devo isso ao senhor." O desembargador também lembrou e exaltou grandes mestres da academia da sua época da faculdade de direito, quando ela ainda funcionava onde hoje é a sede da Ordem, e fez muitos os presentes fazerem uma viagem ao passado, recordando figuras expoentes da advocacia paraense.
Ronaldo também ressaltou as boas relações entre advogados e magistrados como viga mestre para o bom andamento da justiça. E por fim, agradeceu a homenagem e se comprometeu em continuar atuando com imparcialidade, sem corporativismo e, mais uma vez, em resposta à diretoria da OAB, se colocou à disposição da Ordem. "As portas do meu gabinete sempre estiveram e sempre estarão abertas para os advogados." (Leia a aqui a íntegra do discurso do corregedor).
O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos, ouviu atentamente o discurso do desembargador. Ao final, apenas uma frase. "O seu discurso releva o acerto da consessão dessa honraria, entregue pela primeira vez a um membro do Tribunal ainda no exercício de suas funções.", concluiu.
Após a homenagem, também ocorreu o juramento e recebimento de carteiras da Ordem para onze novos advogados recém aprovados no último Exame e que pediram a antecipação da entrega de suas carteiras.
Fotos: Paula Lourinho