Home / Notícias
Posicionado no perigoso cruzamento entre as ruas Padre Prudêncio e Gama Abreu, o semáforo foi acionado no início da tarde de hoje pelo presidente da OAB-PA, Alberto Campos. A conquista é fruto de intensa mobilização do Sistema OAB-PA, especialmente da Comissão de Defesa do Direito do Idoso e da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará.
Além do semáforo, faixas de segurança foram fixadas para melhorar a travessia de pedestres que transitam no entorno do Largo da Trindade, dentre eles, advogados que frequentam a sede da seccional paraense. Fora isso, a instalação do equipamento visa diminuir drasticamente o número de acidentes entre veículos no cruzamento, circunstância recorrente nos últimos anos.
Presente no acionamento do semáforo, a superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Ana Paula Grossinho explicou que a demanda da OAB-PA impulsionou a realização de estudo técnico, que resultou na emissão de parecer favorável à instalação do equipamento e das faixas.
“Essa medida trará mais segurança para pedestres e motoristas”, avalia a superintendente da Semob. “O semáforo está sincronizado com os demais equipamentos instalados às proximidades da sede da instituição para não gerar prejuízos ao fluxo de trânsito”, observou Ana Paula Grossinho.
Para Alberto Campos, a OAB-PA cumpre novamente seu papel institucional. “Sempre estivemos preocupados com a segurança dos pedestres e advogados que circulam por aqui. Com esse semáforo, conseguimos diminuir o perigo a fim de garantir o direito à vida e evitar prejuízos materiais e transtornos no trânsito”.
Presidente da CAA-PA, Oswaldo Coelho resumiu a instalação do equipamento e das faixas como “mais uma conquista para nossa instituição e a sociedade”. O vice-presidente da OAB-PA, Jader Kahwage, e o diretor-tesoureiro da CAA-PA e ex-presidente Comissão de Defesa de Direito do Idoso, Antônio Miranda da Fonseca, presenciaram o acionamento. Ainda estiveram presentes o engenheiro Luiz Sabóia, da Coordenação de Trânsito, e Jorge Farias, da Coordenação de Mobilidade da Semob.
Fotos: Yan Fernandes