Home / Notícias

Cursos Telepresenciais serão realizados em Ananindeua

A cerimônia de assinatura do Termo de Convênio entre a Ordem dos Advogados do BrasilCerimnia-Assinatura-OAB-PA-OAB-ANANINDEUA-ESMAC_50-L Seção Pará, a OAB Seccional Ananindeua e Escola Superior Madre Celeste – ESMAC, para a oferta de Cursos Telepresenciais da área jurídica, foi realizada na tarde de ontem, 1º de setembro, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da ESMAC, em Ananindeua.

O objetivo é oferecer capacitação e atualização em temáticas jurídicas para acadêmicos de Direito, advogados, promotores, defensores públicos, servidores, entre outros. Antes da assinatura do convênio, Cerimnia-Assinatura-OAB-PA-OAB-ANANINDEUA-ESMAC_14OUo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, proferiu a palestra “A importância do vínculo entre a OAB e os acadêmicos de Direito para a construção e a Defesa do Estado Democrático mais justo”.

Para o coordenador do curso de Direito da ESMAC, Luis Roberto Lobato dos Santos, “a realização do convênio entre a OAB-PA e a Escola Superior Madre Celeste tem grande importância para a formação geral e especificamente do bacharel em Direito. Através desses cursos o acadêmico vai poder realizar parte da formação dele de maneira autônoma e particular. Vai fazer um estudo próprio, do interesse dele”.

Várias temáticas serão abordadas nos cursos telepresenciais, como código do consumidor, responsabilidade civil, empresa individual e responsabilidade limitada, entre outras. “Interagir a prática com a teoria”, segundo Jarbas Vasconcelos esse é um dos objetivos desse convênio. “Antes os advogados tinham que se deslocar de Belém até São Paulo para fazer capacitações. Agora, com o convênio realizado entre a Ordem e a Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, esses cursos foram instalados na OAB-PA e em18 subseções da instituição”, disse Vasconcelos.

Ainda de acordo com Jarbas Vasconcelos, esse convênio da ESMAC com a OAB-PA vai ser uma melhoria na prática jurídica da ESMAC. "Os estudantes de Direitos vão ter o privilégio de aprender com os doutrinadores do Centro Sul do país. A instituição ganhará muito com isso, já que são cursos de qualidade e, proporcionados para os alunos de forma gratuita. Será uma grande oportunidade para os advogados que moram em Ananindeua, que muitas vezes tem dificuldade para se deslocar para Belém por causa do trânsito”.Cerimnia-Assinatura-OAB-PA-OAB-ANANINDEUA-ESMAC_37-RA

O presidente da OAB Seccional Ananindeua, Carlos Alberto Prestes de Brito, disse que, com a implantação dos cursos telepresenciais, significa um avanço para os acadêmicos de Direito da ESMAC. "Não há dúvida que o Núcleo de Práticas Jurídicas é um instrumento indispensável para a formação do estudante, que tem a oportunidade de colocar em prática o conhecimento recebido em sala de aula”.

“Percebemos que o presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, tem visto com atenção às instituições de ensino superior. Esse momento pra nós é muito importante por causa da aproximação, através desse convênio, entre a OAB e a ESMAC. Nós visamos com isso a qualidade do ensino, valorizando e tendo compromisso com os futuros profissionais de Direito” falou a diretora geral da ESMAC, Maria Iranilde Brasil Dias Pinheiro.

Cerimnia-Assinatura-OAB-PA-OAB-ANANINDEUA-ESMAC_15-BPara o acadêmico do 9º semestre de Direito, Ricardo Peixoto Mendes, “pra nós, estudantes de Direito, a importância é bem relevante. Já que vamos ter esses cursos gratuitos e aqui na própria ESMAC, poderemos trocar experiências e tirar dúvidas com professores gabaritados, com doutores, ampliando os nossos conhecimentos

 

 

 

Fotos: Paula Lourinho

Anexos