Home / Notícias
Mais de 1.000 (mil) advogados participaram dos cursos de Peticionamento Judicial Eletrônico (Pje), realizados nos dias 16 e17 aqui em Belém. Ministrado pela professora da Fundação Getúlio Vargas (FVG) e também presidente da comissão de direito e tecnologia da informação da OAB do Rio de Janeiro, Ana Amélia Menna Barreto, o curso trouxe para os advogados de Belém muitas novidades e dicas para esse novo mundo da advocacia que é o peticionamento eletrônico.
O curso foi realizado para quatro turmas - no auditório Aloysio da Costa Chaves, do Tribunal Regional do Trabalho 8º Região (TRT8) e no Auditório da Universidade da Amazônia - Unama Br - o que possibilitou atender às necessidades de horário dos advogados. Ao todo foram disponibilizadas 1200 vagas, 100 destas reservadas aos alunos do último semestre do curso de Direito.
O presidente da Ordem, Jarbas Vasconcelos agradeceu pela presença dos advogados nos quatro dias de curso e falou da dedicação que a Ordem está tendo para atender e preparar os advogados para o PJe. “Nós estamos com uma equipe de plantão em Ananindeua para prestar toda assistência aos colegas que vão demandar o apoio da Ordem para que os colegas não tenham nenhuma dificuldade, seja do ponto de vista técnico, seja para adquirir certificado digital", concluiu Jarbas.
O curso de certificação digital realizado pela OAB-PA em parceria com a OAB do Rio de Janeiro já aconteceu em quase todas as subseções paraenses. Esses cursos que vem sendo promovidos desde o mês de maio deste ano e que já atingiu mais de 6 mil advogados em todo o Estado.
Nesse mesmo período, aproximadamente 3 mil advogados já fizeram a habilitação da sua certificação digital. No interior do estado, a
ação já beneficiou mais de 50% dos advogados, com a certificação itinerante. "O nosso objetivo é expandir cada vez mais a certificação digital em todo o Pará até final deste ano”, disse o presidente e acrescentou que o objetivo é preparar o advogado para o Processo Judicial eletrônico, torná-los ADVOGADOS.COM. “O projeto advogados.com, idealizado na nossa gestão, é um projeto muito interessante que já é referência em todo Brasil entre as seccionais, por que visa capacitar o advogado para atuar no processo eletrônico. "Nós entendemos a necessidade do apoio institucional da OAB nesse projeto de inclusão digital aos advogados”, concluiu o presidente.
A professora Ana Amélia, falou ainda das novidades do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que está “oferecendo novas funcionalidades aos usuários". Alguns vídeos explicativos sobre o PJe, por meio de aulas ministradas pela professora já estão disponíveis no site da OAB. Para assisti-los basta acessar advogados.com.
A equipe técnica da OAB permanece até esta sexta (19) na subseção de Ananindeua atendendo e dando suporte aos advogados. A partir da próxima segunda-feira (22) os técnicos retornam com o atendimento na sede da Ordem, prestando os mesmos serviços, seja presencial ou por telefone à classe.
Fotos: Paula Lourinho