Home / Notícias

Criado o Fórum Permanente de Direitos Humanos

DSC 0878---

O espaço de profissionais e agentes da sociedade civil que militam nos direitos humanos foi criado durante reunião realizada hoje à tarde, no plenário Aldebaro Klautau, sede da OAB/PA. Ao todo, quinze entidades ligadas à luta pela moradia, cultura, economia solidária, diversidade religiosa, direitos da criança e do adolescente, dentre outros, participaram e se manifestaram no encontro.

De acordo com Luanna Tomaz, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, o Fórum funcionará como mecanismo de diálogo com a sociedade e articulação de ações, potencializar lutas, o controle social e monitoramento de politicas públicas e encaminhamento de denúncias aos três poderes constituídos: Executivo, Legislativo e Judiciário. Outro eixo de atuação será a busca pela ampliação na sociedade da cultura de defesa dos direitos humanos.

Uma das deliberações da reunião de hoje é que o Fórum funcione de forma permanente, de maneira que as reuniões ocorram mensalmente, toda segunda sexta-feira de cada mês, sendo sediada em órgãos diferentes. “A finalidade é unificar as ações e fortalecer cada vez mais a luta em defesa dos direitos humanos”, completou Luanna Tomaz.

Ficou definido ainda que a próxima reunião ocorrerá no dia 8 de janeiro de 2016. Segundo o advogado Ricardo Melo, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB-PA, a previsão é que o lançamento do Fórum Permanente de Direitos Humanos seja realizado no primeiro trimestre de 2016. Nesse espaço, a OAB-PA estará representada pelas duas comissões temáticas citadas anteriormente.

Foto: Yan Fernandes

 

Anexos