Home / Notícias

Corrida do advogado em Belém supera expectativas e bate o recorde de inscritos

A última etapa do 1° Circuito de Corrida de Rua e Caminhada dos Advogados do Pará,Corrida-belem_-CAPA promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará, aconteceu no último domingo de agosto, 28. Mais de 1700 inscritos, desses 1424 só na corrida, entre atletas e advogados, com idade acima de 15 anos, participaram do evento, que este ano foi dividido nas categorias geral, masculino e feminino. 

Foram percorridos 8 km na corrida e 4 km na Caminhada. Os atletas da corrida percorreram: a Avenida Nazaré, Magalhães Barata, José Bonifácio, Governador José Malcher, Generalíssimo Deodoro, Rua dos Pariquis, Padre Eutíquio e por fim a Gama Abreu. Paralelo à corrida, a 8ª Caminhada do Advogado da Ordem, teve o seguinte percurso: Gama Abreu, depois Avenida Nazaré, Rui Barbosa, Rua dos Pariquis, Padre Eutíquio e, por fim, retornou à Gama Abreu.

De acordo com o presidente da Federação de Atletismo do Pará, Ronaldo Estevão Lobato, quase 1500 atletas participaram da corrida. Ele disse ainda que, o formato desse circuito, que abrange municípios do interior do Pará é inédito. "Para a Federação isso é excelente, porque está sendo divulgado o atletismo paraense, sobretudo o do interior do Estado. Além de fazer com que mais atletas participem do evento. E também, é um treino para os atletas”, afirmou.

Corrida-belem_-mgQuem ficou classificado em 1° lugar na categoria masculino geral, foi o atleta maranhense Carlos Nascimento, premiado com uma moto que foi doada pela Mônaco. Quem garantiu o 2° lugar, e ganhou um notebook doado pela Sol Informática, foi o atleta goiano Noel dos Reis Alves. Já o 3° lugar ficou para o atleta paraense Ózio Ailton Quinto de Carvalho, que foi premiado com uma TV de plasma, também doada pela Sol Informática.

Na categoria geral feminino, quem foi classificada no 1°, 2° e 3° lugar, respectivamente,Corrida-belem_-FE foram as atletas: Edna Maria de Oliveira Silva, ganhou uma moto; Maria Rogéria da Conceição Silva, premiada com um notebook, e Suzanira Brito Santos, premiada com uma TV de plasma. Raimundo Nonato Júnior e Bruno da Costa Palheta, foram os melhores classificados na categoria de deficientes visuais.

Entre os cadeirantes, os vencedores no 1°, 2° e 3° lugar, foram respectivamente: Rosivaldo Itaberaci, Ivaldo dos Santos e Nogueira dos Santos.

Corrida-belem_-adgEntre os advogados, na categoria geral masculina, os classificados em 1°, 2° e 3° lugar, respectivamente, foram: Antônio Carlos de Sousa G. Jun, Kleber Luiz da Silva Jorge e Antônio Maia da Silva. Já na categoria geral feminina, as advogadas: Emina Márcia dos S. Vasconcelos, Luciléia Rodrigues Fayal e Meire Vasconcelos garantiram, respectivamente, o 1°, 2° e 3° lugar.Corrida-belem_adv-FM

Carlos Nascimento, vencedor de todas as etapas do circuito, prometeu voltar para o 2° circuito da OAB-PA. Ele disse que, “a OAB-PA está de parabéns pela organização e pelo empenho em fazer esse evento”. Ele pediu ainda para que a instituição promova sempre eventos como esse.

O advogado vencedor, que também é atleta, Antônio Carlos de Sousa G. Jun, falou que, “a diretoria está de parabéns. Esse evento foi muito importante, principalmente pelo fato de terem expandido para o interior do Pará”.

Para serem campeões, eles tiveram que acumular pontos em todas as etapas do circuito e, participar de pelo menos três provas. Todos, tanto da corrida, quanto da caminhada, receberam medalhas de mérito por participação. Para o coordenador da corrida, o Conselheiro José Alberto Vasconcelos, a realização desse evento, que acontece desde 2003, já é uma tradição. "O objetivo é promover a saúde física, aproximar a OAB-PA da comunidade, estimular a prática de esportes, além de promover um momento de confraternização entre a classe", disse.

Na avaliação do presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, “este 1° Circuito termina com o sucesso. Esse evento foi muito importante e envolveu a nossa classe e a sociedade. Todas as equipes que o organizaram estão de parabéns”.

Este foi o primeiro ano que a OAB-PA organizou a corrida por etapas. O objetivo foi promover uma maior integração entre a OAB-PA e a comunidade, através da prática do esporte. Visando o incentivo e a promoção do atletismo no Pará.Ao todo foram percorridos 34 km em cinco municípios onde aconteceram as etapas: Marabá, Santarém, Paragominas, Ananindeua e, por último, Belém. 

Corrida-belem_-motO Circuito, que superou o número de inscritos do ano passado, bateu esse ano a marca de aproximadamente 1700 inscritos. A corrida do advogado tem crescido em média 15 a 20% a cada ano. Ela também é a competição nessa modalidade que oferece a premiação mais alta em todo o Estado. 

 

 

 

Fotos: Paula Lourinho

Anexos