Home / Notícias
A ordem da desembargadora Maria de Nazaré Saavedra Guimarães, corregedora do interior do Tribunal de Justiça do Estado, foi comunicada no início da tarde de hoje (25) à desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do TJE/PA, por meio da juíza auxiliar da CJCI, Rubilene Silva Rosário.
A medida ocorreu logo após uma comitiva da OAB, liderada pelo presidente Jarbas Vasconcelos e Haroldo Gaia, reforçar a necessidade dessa decisão. Desse modo, o juiz Alexandre Hiroshi Arakaki, que é titular da Comarca de Itupiranga, responderá pela Comarca de São Félix do Xingu, a partir do próximo dia 28 de abril, em caráter de excepcionalidade.
Entre 05 e 09 de maio, haverá mutirão em Redenção, na vara de execução fiscal. Participarão os juízes Alexandre Hiroshi Arakaki, Luciano Mendes Scaliza e Leonila Maria de Melo Medeiros, além de três servidores. Entre 12 e 16 de maio, a comarca de Dom Eliseu receberá o mutirão, cujo objetivo é o cumprimento de carta precatória. Dois oficiais de justiça atuarão nessa ação.
Entre 19 e 23 de maio, a comarca de São Félix do Xingu receberá o mutirão, com a atuação de dois juízes: Daniel Gomes Coelho e Adriana Karla Diniz da Costa. Dois oficiais de justiça e dois servidores também participarão. Os oficiais permanecerão na Comarca até o dia 30 de maio. Em Ourilândia do Norte, o mutirão começou dia 25 de abril e vai até o dia 02 de maio. Na ação, atuam dois oficiais de justiça. Em Tucumã, o mutirão será realizado entre 16 e 23 de maio, com a participação de dois oficiais de justiça.
Pedido
Vale lembrar que em ofício encaminhado no dia 19 de fevereiro deste ano à desembargadora Luzia Nadja Nascimento, presidente do TJE, a OAB solicitou solução imediata com a finalidade de amenizar a precariedade da prestação jurisdicional nas Comarcas de Tucumã, Xinguara e São Félix do Xingu. No documento, a OAB ainda sugeriu ao TJE que fossem promovidos mutirões no interior para que os juízes participantes respondam pelas três Comarcas da região, até que se encontre solução definitiva para o problema.
Clique aqui para ler a portaria sobre os mutirões
Fotos: Paula Lourinho