Home / Notícias
Problemas
Uma das demandas destacadas pelo presidente da OAB diz respeito ao recebimento de Guias de Retirada das Varas de Ananideua. Segundo as reclamações, os profissionais de advocacia não tem recebido atendimento diferenciado tanto nas agências do Banco do Brasil como da Caixa Econômica Federal.
Corregedor
Quanto à referida questão, o corregedor Marcos Louzada afirmou que o TRT tem que se adaptar. “As decisões do CNJ tem efeito vinculante. Eu penso que a proposta da OAB é extremamente razoável. Não vejo nenhum problema de ter que ouvir os advogados na tribuna. Pelo contrário, os advogados colaboram e muito. Às vezes, o advogado suscitar alguma questão e o relator pode reexaminar o processo”, declarou o corregedor.
O desembargador Marcos Louzada aproveitou para anunciar que o TSJT (Tribunal Superior da Justiça do Trabalho) sinalizou que a versão estável do PJe chegará em junho. “Nós já temos um cronograma novo para trazer o PJe a Belém, previsto para ocorrer entre agosto e setembro. Eu penso que com a versão estabilizada, nós temos condições de trabalhar melhor”, comentou Louzada.
O vice-presidente da OAB, Alberto Campos, reforçou as reclamações de advogados que atuam nas varas trabalhistas do interior e que conseguem apenas vistas rápidas dos autos processos. O corregedor, por sua vez, informou que já recomendou aos juízes que os autos dos processos fossem entregues aos advogados pelo período de uma hora. Contudo, Marcos Louzada se comprometeu em reiterar a recomendação.
Alguns advogados que militam nas varas trabalhistas também participaram da audiência e fizeram algumas observações, dentre eles, o experiente advogado Célio Simões. Em sua maioria, as reclamações coincidiram com as apresentadas pelo presidente Jarbas Vasconcelos e pelo vice Alberto Campos, com destaque para a necessidade de provimento de concursos para aumentar o quadro e servidores e magistrados.
No final, o vice-presidente Alberto Campos solicitou a concessão de um funcionário do TRT para ministrar curso de JurisCalc para advogados do interior, sugeriu que a próxima audiência com a Corregedoria seja realizada no auditório da sede da Atep, que fica na Casa do Advogado Trabalhista Glairson Dias Figueiredo - na travessa D. Pedro I, entre a Rua Municipalidade e avenida Senador Lemos, e agradeceu “por esse canal de interação fantástico”, concluiu.
Comitiva