Home / Notícias

Conselho Seccional homenageará advogado obidense

A Sessão Especial do Conselho Seccional da OAB/PA que homenageará os 40 anos de advocacia do brilhante advogado Célio Simões de Souza será realizada no próximo dia 24 de novembro (terça-feira), às 18h, no plenário Aldebaro Klautau.

Histórico

banner chamada menor 40 anos advocaciaCélio Simões de Souza nasceu no dia 24 de dezembro de 1947, em Óbidos, região oeste do Pará. Pai de três filhos advogados, é graduado em Direito pela UFPa, pós-graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes/RJ (2004/2005). Possui inscrição na OAB/PA como estagiário desde 28 de maio de 1975 e como advogado desde 10 de fevereiro de 1976, cujo número é 1621. Na OAB/PA, foi conselheiro seccional nos biênios 1983/1984 e 1985/1986.

A partir de 1977, atuou como advogado do município de Óbidos perante a Justiça do Trabalho. É sócio vitalício fundador, árbitro e professor de mediação e arbitragem do Conselho de Mediação e Arbitragem do Estado do Pará. Em 1990, foi Procurador-Chefe da Procuradoria Trabalhista da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Belém.

A partir de 1980, integrou a equipe de advogados do Banco do Brasil, primeiro como substituto, depois como titular, sendo promovido em 1995 a Supervisor Jurídico nos estados do Pará e Amapá, cargo que ocupou até 1997 (quando se aposentou). Idealizou, fundou e foi o primeiro Diretor Geral do Centro de Estudos dos Advogados do Banco do Brasil do Pará e Amapá, do qual se tornou presidente honorário.

Por 6 anos, integrou como associado a equipe de advogados do Escritório Miguel Serra, com foco na advocacia trabalhista, previdenciária, direito da navegação e atuação no Tribunal Marítimo Brasileiro. Foi membro efetivo do Conselho Fiscal da Fundação Nazaré de Comunicação, sendo também fundador e conselheiro titular da União dos Juristas Católicos de Belém - UJURCAT/Bel – órgão da Arquidiocese de Belém.

OAB

Atuou nas Comissões de Ética e Disciplina e de Atividades Culturais; coordenador e professor do Departamento de Ética da Escola Superior da Advocacia (1989/1990); Juiz-Membro do Tribunal de Ética e Disciplina em vários períodos e o primeiro presidente da Comissão de Prevenção e Combate ao Trabalho Forçado da OAB-PA, cuja criação foi proposta por ele. Foi fundador, conselheiro, primeiro secretário e duas vezes vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará – Atep.

Como representante da OAB/PA, atuou como membro da Câmara de Fiscalização e Promoção do Trabalho Rural da então Delegacia Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (DRT/PA), integrou a Campanha Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo entre 2003 e 2004, como parte do Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Governo Federal, foi professor-orientador do curso de Direito da UNAMA e membro de Comissões Examinadoras de concursos para Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região.

Pelo Dec. 93.237/1986, passou a integrar a Advocacia Consultiva da União, subordinada à Consultoria Geral da República, à época o mais elevado órgão de assessoramento jurídico do Presidente da República. Nomeado por Decreto do Presidente da República para o cargo de Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, na classe de jurista, pelo Quinto Constitucional da OAB entre 2005 e 2007 e 2008 2010.

 

Anexos