Home / Notícias

Conselho Seccional da OAB aprova a criação de subseções em Barcarena, Monte Alegre e Óbidos

1-REUNIO-CONSELHO_2-PP

A decisão foi tomada durante a 1ª sessão do Conselho Seccional da Ordem no Pará para o triênio 2013-2015, que ocorreu na noite de hoje (05), no plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB. Comandada pelo presidente Jarbas Vasconcelos, a sessão contou com a presença de cinqüenta e seis conselheiros seccionais, entre titulares e suplentes.
1-REUNIO-CONSELHO_8-88

A criação das subseções da OAB em Monte Alegre e Óbidos, cujos relatores eram os conselheiros Gravo Ivo e Janaína Calandrini, respectivamente, foi aprovada por unanimidade. Já a criação da subseção no município de Barcarena, cujo relator era o conselheiro Francisco Cleans Bomfim, foi aprovada por ampla maioria.

Vitória

O advogado obidense Célio Simões, que esteve presente na sessão, comemorou a criação da subseção da OAB em Óbidos. “Essa decisão representa a presença da Ordem em um lugar onde os advogados da região se sentem desassistidos por conta da distância muito grande da subseção mais próxima, que é a de Santarém. Para nós, advogados que militam em Juruti, Oriximiná, Terra Santa, Faro e Curuá, é uma vitória. E só me resta parabenizar a atual diretoria da Ordem, que se sensibilizou com esse problema, uma aspiração justa dos colegas que lá militam”.

Neto de um imigrante libanês que residiu durante 60 anos em Barcarena, filho de pai nascido no mesmo município e militante no Fórum da Comarca da cidade, o conselheiro Carlos Kayath afirmou que a subseção da OAB proporcionará avanços. “A criação trará melhorias nas condições de trabalho dos advogados e mais acesso à Justiça em Barcarena, um dos mais municípios que mais cresce no Pará e um dos mais desenvolvidos na questão econômica. Mas faltava a presença do nosso órgão de classe ao lado da população. Estou muito satisfeito em saber que OAB estará mais presente, acompanhando as demandas e defesas das prerrogativas dos advogados”.

O conselheiro Graco Ivo, que foi o relator da criação da subseção de Monte Alegre, enfatizou que a ampliação da OAB nas microrregiões do Pará foi uma bandeira defendida por Jarbas Vasconcelos ao longo da campanha à reeleição. “Isso faz parte da política de interiorização da Ordem, da intenção da gestão liderada por Jarbas Vasconcelos de interiorizar as ações da OAB. Com um estado de enorme dimensão geográfica, as demandas dos advogados precisam do acompanhamento de uma instituição como a OAB para ampará-los no exercício profissional, além de não prejudicar os interesses da sociedade civil daquela região”.

Presidente

Natural de Monte Alegre, o presidente Jarbas Vasconcelos destacou que sua satisfação com a criação da subseção no município está muito além dos vínculos familiares. “Estou feliz não somente por ser filho de Monte Alegre, mas por uma vitória que garantirá melhor exercício profissional aos advogados que militam em Alenquer e Almerim”. De acordo com o vice-presidente Alberto Campos, o próximo passo será confirmar a existência do número mínimo de advogados aptos em suas obrigações com a Ordem nos municípios onde as subseções foram criadas.

Corregedoria

Outro ponto definido na sessão foi a criação da Corregedoria do Processo Disciplinar, que ficará sob a direção do secretário-geral adjunto, Nelson Souza. Dentre suas atribuições, a Corregedoria irá orientar e fiscalizar a tramitação dos processos disciplinares, propor ao Conselho Seccional a expedição de resoluções regulamentares e requisitar informações aos conselhos seccionais, subseccionais e o Tribunal de Ética e Disciplina acerca de processos disciplinares.

Anexos