Home / Notícias
A inédita e histórica decisão para os advogados que militam na região sudoeste do Pará foi tomada no início da noite de hoje (21), durante sessão realizada no plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB. Os conselheiros seccionais presentes aprovaram, por aclamação, a criação da subseccional.
O relator da proposta foi o conselheiro seccional Edvaldo Caldas. Durante a leitura do relatório que fez levantamento de estudo de viabilidade de instalação da subseção da OAB em Novo Progresso, o conselheiro seccional informou que 55 advogados estão domiciliados no município, sendo que 43 estão adimplentes com a Ordem.
Edevaldo Caldas destacou que mais de 5.500 processos estão em tramitação na Vara Única da Comarca de Novo Progresso e mais de 3 mil pendentes de autuação. O conselheiro ainda ressaltou que foi constatado que a seccional não terá custo com a instalação da subseção, apenas com a manutenção das despesas atuais da sala dos advogados no Fórum da Comarca.
Em breve pronunciamento, o advogado Kleverson Fermino, um dos profissionais requerentes da subseção, argumentou que por conta das distâncias territoriais “a realidade é que estamos desprotegidos da OAB no município. Estamos a 400 km de Itaituba, a subseção mais próxima. E 80% da distância é percorrida por estrada de chão.”
O advogado também apontou como problema o fato de bacharéis de Direito atuarem como advogados na região. “Nós sentimos falta da representatividade da Ordem. Sem a OAB lá, fica difícil de a gente agir contra isso”, justificou Kleverson. “A presença da OAB no município vai fazer bem para os advogados e para a sociedade”, completou.
Comitiva