Home / Notícias

Conselho Federal da OAB indicará membro para atuar como assistente em inquérito

Visita-Delegacia-Geral_42-FFFFF

Após percorrer o Tribunal de Justiça do Estado e o Ministério Público Estadual, Leonardo Accioly, presidente da Comissão Nacional de Defesa de Direitos e Prerrogativas, fez o anúncio hoje (07) à tarde durante reunião entre a comitiva de advogados da OAB liderada pelo presidente Jarbas Vasconcelos e o Delegado Geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino, e a Delegada Geral Adjunta, Cristiane Lobato.
Durante o encontro, Jarbas consultou o delegado Rilmar a respeito do transcorrer das investigações do assassinato do advogado Jorge Pimentel, que ocorreu no último dia 02 de março, em Tomé-açu. O Delegado Geral, por sua vez, informou que o delegado Sérgio Maués, diretor de Polícia do Interior, está no município acompanhando as investigações. Rilmar ainda revelou a existência de  informações que ajudarão na elucidação do caso.
Visita-Delegacia-Geral_21-OOO

 

Comissão

O presidente da Comissão Nacional de Defesa de Direitos e Prerrogativas, Leonardo Accioly, reafirmou o posicionamento do Conselho Federal da OAB sobre o crime cometido contra o advogado paraense. “Quando um advogado é vitimado dessa maneira, isso significa que a segurança da sociedade está em risco. Como é o primeiro caso de violação de prerrogativas registrado na atual gestão, queremos mostrar que não iremos tolerar desrespeitos aos direitos dos advogados”, comentou Leonardo.

Accioly anunciou ainda que o Conselho Federal da Ordem irá indicar um membro para acompanhar como assistente no inquérito que apura o caso, bem como na denúncia de envolvidos. À imprensa, Jarbas Vasconcelos enfatizou que a “Lei do Silêncio” impera na região que o advogado foi assassinado. “Não podemos nos calar diante disso, não podemos consentir. Espero que seja a última morte nessas circunstâncias no município de Tomé-açu”, desabafou o presidente.

Visita-Delegacia-Geral_32-zzzzzApuração

De acordo com o Delegado Geral Rilmar Firmino, até agora, 13 testemunhas já foram ouvidas, entre elas, funcionários do bar onde o crime foi cometido. Com esses depoimentos, a Polícia Civil fez o retrato falado dos dois assassinos. A imagem chega a 90% de semelhança com os criminosos. Os retratos falados devem ser divulgados amanhã (8).

Visita-Delegacia-Geral_40-xxxxx

Comitiva

O diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba, o secretário-geral adjunto, Nelson Souza, diversos conselheiros seccionais, presidentes e membros de comissões temáticas da OAB também compuseram a comitiva. A diretora de Polícia Metropolitana, a delegada Ione Coelho, e o diretor de Polícia Especializada, delegado João Bosco Rodrigues, também participaram da reunião.

Fotos: Paula Lourinho

Anexos