Home / Notícias

Conselheiros da OAB-PA participam de seminário para discutir o processo eletrônico

O vice-presidente da OAB-PA, Evaldo Pinto juntamente com o presidente da Comissão de Informática da OAB-PA, Mario Paiva, estão em Brasília, onde participam hoje (15) do seminário "Advocacia e Processo Eletrônico", realizado pela OAB para debater e buscar soluções para o exercício da advocacia diante dos desafios do processo eletrônico e da certificação digital.

Para participar do seminário foram convidados todos os diretores e conselheiros de todas as seccionais da Ordem que irão discutir a adaptação e propor soluções para a instalação da certificação digital perante os Tribunais: Projudi, Libra. Em outras palavras o evento pretende preparar os 30 mil advogados com certificação digital para a nova realidade.

Segundo Evaldo, a idéia  implantar o sistema de processo eletrônico de acordo com a estrutura  de cada região. "O nosso trabalho no Pará e, mais especificamente, na Região Norte, será muito grande", disse o vice-presidente, justificando que em muitas cidades da região não tem nem mesmo provedor de internet que é a base do processo, sem falar nos locais onde a internet funciona precariamente.

 

A abertura do seminário foi feita pelo Presidente Nacional da OAB, Ophir Cavalcante Júnior. Designados pelo presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, para representar a instituição, os conselheiros tem a missão de trazer para o Estado, o que há de mais moderno em termos de processo eletrônico para a advocacia paraense.

No período da manhã, representantes do Judiciário vão expor o processo de implantação desses meios eletrônicos na Justiça. À tarde, será tratada a interação da OAB com o processo eletrônico. O presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística da OAB, conselheiro José Guilherme Zagallo, mediou os trabalhos da primeira palestra do dia proferida por Walcênio Araújo da Silva - Coordenador de processos eletrônicos do Superior Tribunal de Justiça.

Conselho_FederalIntegraram a mesa de abertura, além de Ophir e Alberto de Paula, o secretário-geral da entidade, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; o diretor-tesoureiro, Miguel Cançado; o presidente da Comissão Especial de Informática e Estatística da OAB, conselheiro José Guilherme Zagallo; e o vice-presidente da mesma Comissão, Rafael Horne. Participam do seminário diretores de Seccionais, conselheiros federais, membros de Comissões de Informática dos Estados, de Comissões de Tecnologia e advogados que tem interesse no assunto.

Anexos