Home / Notícias
O corpo do advogado chegou hoje (06) à tarde, na sede da instituição. O vice-presidente, Alberto Campos, o diretor-tesoureiro, Eduardo Imbiriba, o diretor geral da ESA, Jeferson Bacelar, e outros advogados que integram o sistema OAB conduziram o caixão até o plenário Aldebaro Klautau, espaço que foi muito frequentado pelo nobre conselheiro ao logo da carreira.
Ao ingressar no plenário, o corpo do conselheiro federal da OAB foi recebido com aplausos por diretores, conselheiros seccionais, presidentes de comissões, familiares, amigos e demais advogados presentes. Em seguida, o presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, compareceu ao local e prestou suas condolências aos familiares do advogado.
Legado
Ao posicionar a bandeira da OAB sob o corpo do conselheiro federal, Jarbas Vasconcelos lembrou do legado que Edilson Dantas deixará para a instituição. “Na minha primeira gestão (2010-2012), ele presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do Pará. Sempre foi uma pessoa muito leal, séria e diligente. E fez um trabalho espetacular na CAA-PA”, afirmou o presidente.
Ainda de acordo com Jarbas Vasconcelos, "a gestão de Edilson Dantas à frente da CAA-PA contribuiu para que conseguíssemos a reeleição. Por isso, ele foi escolhido para ser um dos três conselheiros federais que representam a OAB do Pará no Conselho Federal da Ordem, cargo que nunca havia exercido na OAB e que assumiu em fevereiro deste ano".
O presidente da OAB do Pará ainda revelou que recebeu muitas condolências de presidentes de seccionais da OAB do Brasil inteiro e conselheiros federais por meio de mensagens e telefonemas por conta do falecimento de Edilson Dantas., ressaltando que o conselheiro federal era bem conceituado por ter desenvolvido muitos trabalhos no que se refere à assistência aos advogados.
O vice-presidente da OAB, Alberto Campos, também reconheceu a contribuição do conselheiro federal para a instituição. “Ele foi um advogado militante, de muita personalidade. Sempre respeitou os colegas, mesmo quando havia divergências”, comentou Alberto, concluindo que “Edilson Dantas foi responsável por grandes obras aqui na OAB”.
Luto
Edilson Baptista de Oliveira Dantas faleceu ontem (05), aos 68 anos, em São Paulo. O advogado era conselheiro federal efetivo e estava licenciado desde o dia 07 de agosto deste ano. Ele também era um dos treze advogados de diferentes seccionais da OAB no Brasil que compunham o Conselho Gestor do FIDA (Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados).
Carreira
Na primeira gestão do presidente Jarbas Vasconcelos, no triênio 2010-2012, Edilson Dantas foi presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará (CAA-PA). Em um período de 20 anos, Edilson foi professor da UNAMA (Universidade da Amazônia), presidente da Comissão de Exame de Ordem, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), diretor da ESA, além de secretário geral da OAB.