Home / Notícias

Conduta da Ouvidora Geral da OAB é reconhecida pela Polícia Civil do Pará por meio de homenagem

conduta-ouvidora-geral-OAB-reconhecida_46-oooA advogada Ivanilda Pontes, que também é presidente da Comissão de Atividades Policiais da OAB do Pará, recebeu o diploma “Amigo da Polícia”, da Polícia Civil do Estado do Pará. A cerimônia de entrega ocorreu ontem (18), no auditório da Delegacia Geral – em alusão ao “Dia da Polícia Civil”, que é celebrado no dia 21 de abril – “Dia de Tiradentes”, patrono das policias brasileiras.

Ivanilda Pontes recebeu a condecoração das mãos do delegado geral da Polícia Civil do Pará, Rilmar Firmino de Souza. A conduta-ouvidora-geral-OAB-reconhecida_43-kkkhomenagem se atribui às relevantes contribuições prestadas à Polícia Civil ao longo do ano de 2012.

Para a ouvidora geral, é motivo de muito orgulho receber esta homenagem, pois seus melhores amigos são delegados e ela é bem querida entre eles. “É a instituição que mais estou próxima e que convivo na profissão. Estou muito contente. Este diploma coroa a minha profissão de advogada criminalista.”, comentou

conduta-ouvidora-geral-OAB-reconhecida_66-vcvcO presidente da OAB, Jarbas Vasconcelos, também compareceu à cerimônia e salientou que “a relação da Ordem com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social é boa. E a ouvidora geral Ivanilda é a profissional que normalmente está à frente desse relacionamento”, completando: “Além disso, ela preside a Comissão de Atividades Policiais e trabalha diretamente na área criminal. É justo e merecido o diploma entregue pela Polícia Civil. Nós nos sentimos homenageados também.”, finalizou.

Autoridades

A solenidade foi presidida pelo governador do Pará, Simão Jatene, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesaconduta-ouvidora-geral-OAB-reconhecida_59-hj Social, Luiz Fernandes Rocha, e o delegado-geral, Rilmar Firmino. Ao todo, 37 personalidades, entre policiais civis e militares, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário Estadual, professores, médicos, advogados, promotores de Justiça e militares das Forças Armadas foram homenageados.

Homenagens

conduta-ouvidora-geral-OAB-reconhecida_21-sgAs Medalhas Evanovich de Investigação Policial e do Mérito Policial Civil, e o Diploma de Amigo da Polícia Civil foram instituídos por meio do artigo 13, inciso I, alínea l, da Lei Complementar 022, da Polícia Civil do Pará, sancionada em 15 de março de 1994, combinado com o Decreto Estadual 3.411, de 16 de abril de 1999.

As honrarias são destinadas a personalidades que prestaram contribuições relevantes à Polícia Civil no ano anterior. O Diploma de Amigo da Polícia é destinado aos cidadãos que prestaram contribuições relevantes à Polícia Civil, por meio de atos ou de deferências.

A Medalha Evanovich de Investigação Policial é entregue a policiais civis que desvendaram crimes, por meio de investigações de alta complexidade e de ampla repercussão, trazendo uma resposta que destacou positivamente a Polícia Civil.

A Medalha do Mérito Policial Civil é concedida a personalidades que desenvolveram trabalhos importantes em prol da corporação e que se destacaram pelo valor pessoal e profissional, contribuindo para aperfeiçoar e projetar a instituição policial.
Fotos: Paula Lourinho

Anexos