Home / Notícias
Promovido em parceria pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/PA e a Frente Paraense de Combate à Violência Obstétrica, o evento foi durante todo o dia de hoje, no Campus Senador Lemos, na Universidade da Amazônia. O objetivo foi combater esse mal com informação.
Com o apoio de representantes de diversas entidades, foram repassadas diversas informações a profissionais e mulheres de como combater a violência obstétrica, uma vez que é cada vez maior o crescimento do número de cesáreas sem necessidade, ferindo o direito da mulher na hora do parto.
Por meio da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão da Mulher Advogada, a OAB/PA participou ativamente na criação da Frente Estadual contra Violência Obstétrica. O objetivo é inibir os maus tratos e conscientizar as mulheres que, até mesmo no parto, não têm seus direitos garantidos, além de apurar denúncias.
Frente Paraense
O objetivo da frente é combater ações que ferem a autonomia da mulher e violam seus direitos sexuais e reprodutivos, tais como: maus tratos, proibição de acompanhantes, procedimentos médicos e cirúrgicos sem consentimento informado, dentre outros.
Membros
Participam desse movimento o Conselho Regional de Psicologia, Fórum de Mulheres da Amazônia Paraense, SESPA, Marcha Mundial de Mulheres, Ministério Público do Estado, Conselho Regional de Enfermagem e o movimento Pajeu e Parto do Princípio – Rede de Mulheres pela Maternidade.
Confira como foi a programação: