Home / Notícias

Concerto marca reinauguração do prédio-sede da OAB-PA

DSC 5075---Em cerimônia realizada na noite de ontem, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) reinaugurou o seu prédio-sede, o histórico e centenário “Casarão da Trindade”, no centro de Belém. A cerimônia teve início às 19h, com a presença de autoridades estaduais, como o governador Simão Jatene, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, o deputado Márcio Miranda, presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), os desembargadores Milton Nobre (ex-presidente da Ordem e decano do Tribunal), Luiz Gonzaga Neto e Luzia Nadja Nascimento, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, César Colares, do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luís Cunha, conselheiros federais, seccionais, presidentes de subseções e comissões de trabalho, representantes das Forças Armadas, centenas de advogados, colaboradores da Ordem e representantes da sociedade civil.

DSC 5101---O descerramento da placa inaugural foi o primeiro ato da cerimônia, seguido de visita das autoridades e demais convidados às dependências reformadas do prédio, inclusive ao Salão de Sessões “Aldebaro Klautau”. O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, comandou a cerimônia e conduziu os convidados pelo interior do prédio.

Em seguida, todos foram à Praça Barão do Rio Branco, em frente ao histórico prédio, para o evento de gala da cerimônia: o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem Vale Música, sob o comando do maestro Miguel Campos Neto. Eles executaram um repertório de oito peças eruditas, mesclando compositores nacionais, como Villa Lobos e Carlos Gomes, e estrangeiros, como Beethoven e Johann Strauss. A responsabilidade artística da programação foi de Gilberto Chaves, diretor geral do Theatro da Paz.

DSC 5239---Ao final de cada peça, aplausos entusiasmados dos presentes, cerca de 600 pessoas que se acomodaram em cadeiras dispostas em frente ao palco.

O Casarão – O prédio-sede da OAB-PA é centenário, construído na segunda metade do século XIX, ainda que não se saiba com segurança o ano de sua inauguração. Certo, mesmo, é que ele já existia no início do século XX, mais precisamente em 1901, quando foi adquirido pelo Instituto “Teixeira de Freitas” para abrigar a Faculdade Livre de Direito, instalada oficialmente no dia 31 de março de 1902.

Depois de incorporada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 1957, a primeira faculdade de Direito do estado virou curso, vinculado ao que é, hoje, o Centro de Ciência Jurídica daquela academia. No início de janeiro de 1980, com a transferência do Curso de Direito para o Campus Universitário do Guamá, o casarão passou a abrigar o Departamento de Administração da UFPA, até o final de 1982, quando foi adquirido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pará. A partir de outubro de 1984, depois de restaurado, o prédio virou a sede da OAB-PA.

DSC 5301---Ao longo desses 31 anos, esta é a sexta revitalização do prédio. Com esta, alguns dos espaços internos do prédio foram alterados para ganhar mais funcionalidade e garantir mais conforto aos trabalhadores e melhorar o atendimento à categoria e representantes da sociedade civil que procuram a Ordem. Nesta, merece destaque o restauro da cor azul primária do prédio, uma descoberta feita com base em perícia técnica.

Esta última reforma foi concebida para conciliar modernidade e preservação do prédio histórico, uma obra que mantém viva a história do velho Casarão.

“Este casarão é o mais bem conservado de Belém e do estado do Pará. Nossa esperança é que esta revitalização estimule os cidadãos a preservarem a nossa história, que estimule o poder público a ajudar o cidadão a conservar nossos casarões antigos”, afirmou Jarbas Vasconcelos. E finalizou: “Esta reinauguração é uma celebração ao movimento que quer conscientizar a cidadania, para que nós conservemos o nosso patrimônio arquitetônico, artístico e cultural. Por isso, celebramos o casarão com este concerto belíssimo”.

Anexos