Home / Notícias
Foi a primeira visita do atual presidente da seccional paraense ao governador Simão Jatene, depois que Alberto Campos foi empossado no princípio de janeiro deste ano, em cerimônia realizada no auditório Benedito Nunes (Hangarzinho-UFPA). Naquela ocasião, o governador em exercício, Zequinha Marinho, esteve presente.
A comitiva liderada por Campos foi formada por alguns integrantes da instituição. Bastante descontraída, a visita ao líder do poder executivo estadual ocorreu no Palácio do Governo, hoje à tarde. Na oportunidade, os membros do Sistema OAB aproveitaram para apresentar alguns dos principais pleitos da advocacia paraense, especialmente referentes aos advogados públicos.
Quando o governador comentou acerca da queda da arrecadação do estado, os advogados públicos que integram a atual gestão da OAB não hesitaram em apontar sugestões para melhorar esse quadro. Simão Jatene, por sua vez, assumiu o compromisso de constituir uma comissão de trabalho composta por procuradores do Estado, procuradores autárquicos, consultores jurídicos e representantes da Secretaria da Fazenda para avaliar e verificar a viabilidade das propostas apresentadas.
Na reunião, ficou pautado outro encontro a fim de debater detalhes das carreiras jurídicas no estado do Pará, bem como a organização da advocacia pública paraense. As autoridades discutiram ainda a crise econômica e política vivenciada pelo país e quais alternativas podem ser buscadas para superar as dificuldades vigentes. Debateram ainda a importância do papel de instituições como a OAB nesse contexto.
Ao classificar a reunião como produtiva, o presidente Alberto Campos ressaltou a responsabilidade que a OAB deve assumir diante da atual conjuntura política. "As demandas da sociedade civil organizada convergem todas para a OAB. Nesse encontro, além das demandas da nossa classe, foi possível reafirmar que a Ordem possui um papel fundamental na discussão de soluções para enfrentar os problemas atuais”.
Compuseram a comitiva da OAB-PA o conselheiro seccional Fábio Moura, o presidente da Comissão de Advogados Públicos, Benilson Costa, o presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Thiago Tuma, a presidente da Associação dos Consultores Jurídicos do Estado do Pará, Aparecida Varanda, e o vice-presidente da Aconjur, Osvaldino Júnior.
Fotos: Yan Fernandes