Home / Notícias

Ao adentrar em uma igreja destelhada, autodenominada Assembleia de Deus, com a permissão do funcionário que lhe reparava a porta, foi surpreendida logo após por uma horda de pessoas que identificaram-se autoridades religiosas locais e que lhes proferiram agressões e ameaças, tendo, inclusive, sido impedidos de deixar o local, como flagrantemente mostram as imagens.
Esperamos que a Polícia Civil descortine o motivo da virulência agressiva contra a equipe de jornalismo. Não é admissível que a ausência do poder público dê guarita a "autoridades comunitárias" para impor a "lei" que lhes convém. O exercício do jornalismo é uma função essencial à saúde de qualquer democracia. A imprensa é fiscal dos direitos do cidadão. A livre circulação da informação, respeitada a dignidade da pessoa humana, não deve sofrer óbice sob nenhuma justificativa.
Muito preocupa à comissão temática o rompante autoritário e agressivo que levanta-se contra o exercício do jornalismo e confraterniza-se com a desinformação e fake-news. Portanto, a Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa presta solidariedade à competente jornalista Nathália Kahwage e ao exímio cinegrafista Wanderley Prestes. Estamos acompanhando de perto a situação visando a responsabilização dos agressores. A luta pelas liberdades democráticas é constante.
Alberto Campos
Presidente da OAB-PA
Mauro Vaz Júnior
Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa