Home / Notícias

Comissão temática participa de lançamento de projeto na Embrapa

991458de 89e4 4e5b a4cb a4d8103c3956Nesta semana, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Logística e Desenvolvimento Sustentável, Denis Farias, participou do lançamento do Projeto “BRS Pai d'Égua”, na sede da Embrapa Amazônia Oriental. Na oportunidade, reuniu com o pesquisador e idealizador do projeto, João Tomé de Farias Neto, e com o chefe geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Adriano Venturieri.

No encontro, discutiram acerca da produção de açaí durante todo o ano para o Pará e Brasil. Dentre as demais pautas abordadas, destaque para o cultivo do açaizeiro em irrigação de terra-firme da Embrapa. Finalidade é atender às principais demandas da cadeia produtiva do açaí: a produção na entressafra e frutos menores, que facilitam o processamento e rendem mais, características que agradam ao produtor e ao mercado.

De acordo com o advogado, um dos maiores diferenciais desse tipo de cultivo é a distribuição bem equilibrada da produção anual. "A BRS Pai d’Égua produz 46% no período da entressafra (de janeiro a junho) e 54% na safra (de julho a dezembro). É uma forte vantagem para o produtor, pois a redução da oferta de açaí na entressafra faz o seu preço aumentar, além de provocar demanda reprimida nesse período", explicou.

Outro ponto forte desse açaizeiro, segundo Denis Farias, é a maior produtividade, que chega a 12 toneladas ao ano por hectare, enquanto o açaí manejado de várzea e o cultivado em terra-firme sem irrigação produzem cerca de cinco toneladas anuais por hectare. "Além de tudo isso, seus frutos menores rendem 30% mais polpa que os materiais tradicionais. Destaca-se também a produção precoce. A primeira colheita se dá aos três anos e meio, enquanto os materiais tradicionais iniciam no quinto ano. Portanto, ele traz retorno financeiro mais rápido ao agricultor", finalizou.

Anexos