Home / Notícias
O objetivo de promover a ética profissional de advogados em todo o Estado do Pará levou a Comissão de Pró-Ética desta seccional, conquistar o primeiro espaço em instituição de ensino jurídico na capital.
Na tarde da última quarta-feira (10), o presidente José Roberto Maia Bezerra e o vice-presidente da Comissão José Ribamar Monteiro Filho, firmaram convênio com o reitor da Universidade da Amazônia Antonio de Carvalho Vaz Pereira, para que a Comissão promova palestras e seminários na instituição para falar sobre ética dos futuros profissionais.
Em reunião, os representantes da comissão apresentaram um levantamento realizado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PA (TED), com dados atuais de processos autuados pelo tribunal dos últimos seis anos. Segundo Maia, os dados são preocupantes, pois revelam que dos processos disciplinares que o tribunal julgou nesses últimos seis anos “cerca de ‘um terço’ provém de advogados recém-formados”.
O reitor da Unama se comprometeu em elaborar um calendário no qual a Comissão efetivará esses trabalhos, firmando a parceria nesse trabalho e encaminhar à OAB-PA junto ao convênio oficializado. “Temos a certeza que junto a OAB e a sociedade diminuiremos o número de processos, zelando a ética em busca de profissionais de caráter, motivo pelo qual formar o cidadão”, finalizou Vaz.
A Comissão formada na estrutura do TED surgiu de um provimento que tem como missão promover junto às Faculdades de Direito a montagem de cursos, palestras e seminários específicos sobre a conduta ética profissional, à luz da legislação que rege a matéria.
Reuniram na reitoria da Unama o vice-reitor Henrique Heidtmann Neto e o coordenador adjunto do curso de direito Jeferson Antonio Fernandes Bacelar. Segundo Maia, o objetivo é ampliar essas parcerias com outras instituições que atuam no ensino jurídico, dentre elas, a Faculdade do Ideal (FACI). A Comissão reunirá com os representantes da Faculdade amanhã (12)
Fotos: Yan Fernandes