Home / Notícias

Comissão dos Jovens Advogados realiza III Ciclo de palestras aos novos profissionais da advocacia

A Comissão de Jovens Advogados da OAB-PA promoveu na tarde de ontem (09) um verdadeiro bate-papo com os recém – aprovados no Exame de Ordem. Foi o III Ciclo de Formação do Advogado Iniciante que aconteceu no auditório da OAB.

Com temas Gestão de Escritórios, Ética Profissional, Mercado de Trabalho e Prerrogativas, dezenas de novos profissionais da advocacia assistiram e ouviram de alguns dos advogados mais conceituados do Estado do Pará, um pouco do conhecimento e da experiência deles na advocacia.

O evento que já faz parte do cronograma da instituição antecedeu a entrega da carteira, deram início com o diálogo do Conselheiro da Ordem, Raphael Vale, que proferiu sobre Gestão de Escritórios, com parceria ou sem parceria, explanando para o mercado de trabalho principalmente no interior, assuntos do cotidiano do advogado, além de sua experiência de quase 15 anos como advogado. “A dinâmica na advocacia requer muita coragem, não apenas no início da carreira. Há desafios que nos aguarda, porém temos que ter a clareza que seremos eternos aprendizes”, revela o Conselheiro.

O segundo palestrante da tarde foi outro Conselheiro da casa, o advogado Mário Paiva. Com mais de 10 anos na advocacia, Mário falou a respeito da carreira e percebeu que Os Dez Mandamentos do Advogado continuam vivos e eficazes para o novo assim como para o experiente advogado. “O bom advogado precisa estudar, pensar, trabalhar, lutar, ser leal, tolerar, ser paciente, ter fé, esquecer (certas ocasiões) e amar a profissão, pois é com seriedade, respeito e ética que irão vencer todo combate”, declara Paiva.

Os membros da Comissão levaram os “calouros” da advocacia para conhecer as instalações e o funcionamento da sala de visitas virtuais da OAB-PA, um espaço moderno e inédito da entidade em todo o país.

Após um breve intervalo, foi à vez do presidente da Seccional Jarbas Vasconcelos dar boas vindas aos novos colegas de profissão. Jarbas falou um pouco de sua experiência na gerência de escritório de advocacia, de “certas emoções” de experiência e do aprendizado que guarda na memória.

Depois foi a vez de Jorge Alex Athias proferir sua palestra. Professor da Universidade, Alex fez questão de repassar aos novos advogados uma mensagem de otimismo. “Aquilo que vocês aprenderam é verdadeiro e muito valioso. Amem a profissão e não tenham vergonha de consultar os mais experientes e, sobretudo, perseverem, pois a vida é construída no dia-a-dia”, conclui Athias.

Outro palestrante que marcou presença foi o advogado Luiz Otávio Lobo que palestrou sobre o tema "Modernização dos Escritórios de Advocacia – Uma nova realidade". Ele tratou da modernidade como peça fundamental para o crescimento da empresa e do profissional. “É preciso tratar o escritório como empresa, trazendo a filosofia moderna de gestão que está chegando para ficar e que inevitavelmente sentimos a necessidade de utilizá-la”, disse.

Encerrando com chave de ouro já no início da noite, Prerrogativas foi assunto abordado pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Prerrogativas da OAB-PA, Edilson Santiago. “As prerrogativas não são privilégios, não são direitos exclusivamente do advogado mas, do cidadão”, explicou Santiago, não deixando de defender a importância do exercício da advocacia. “A advocacia é uma profissão de coragem, a única que entesta o poder público. Por isso, vamos combater o exercício ilegal da profissão e também a autoridade violadora das prerrogativas”, concluiu.

Ao final do Ciclo, foram sorteados alguns exemplares do livro sobre a história da OAB-PA.

Na próxima sexta-feira (18) no auditório da OAB-PA, acontecerá a entrega de carteirinhas da Ordem e o juramento dos novos advogados.

Anexos