Home / Notícias

Comissão de Saúde da OAB-PA recebe denúncias de supostas irregularidades na saúde pública do interior do Estado

Vários dossiês foram apresentados na tarde de ontem (02) pela presidente da Comissão de Saúde da OAB-PA Cristina Carvalho, durante a reunião entre os membros da Comissão. Os documentos foram encaminhados à Ordem pelos Conselhos Municipais de diversos municípios do interior do Estado durante o mês de maio.

As denúncias referem-se a supostas irregularidades na administração da saúde pública do interior do Pará como desvio de dinheiro, tráfico de influência, falta de médicos, descumprimento da legislação sanitária, descumprimento de horários dos profissionais de saúde e assédio moral são algumas das denúncias feitas pelos conselhos. “As denúncias se tornam mais graves por conta de justificativas inexistente, pois como se trata de municípios do interior, não existe desculpa como a demora no trânsito, por exemplo. E isso acaba acarretando sérios problemas para a capital, com a transferência de pessoas devido a ausência de médicos”, afirmou Cristina.

Segundo Cristina, com as denúncias em mãos, a Comissão irá realizar uma análise documental e, após esse estudo a Comissão realizará algumas ações sendo alguns membros da comissão designados para irem pessoalmente e verificarem a veracidade das denúncias nesses municípios.

A presidente ressaltou ainda que essas denúncias serão encaminhadas ao Ministério Público para realizar em conjunto ao órgão as ações da comissão, evitando desta forma, qualquer impedimento de acesso público e fortalecendo o resguardo dessas ações.

Participaram da reunião, a presidente da Comissão, Cristina Carvalho e os membros, José Araújo de Brito Neto e Mário Antonio Meireles.

Anexos