Home / Notícias

Comissão de PCD participou de audiência pública que debateu proposta de regulamentação de artigo da Lei Brasileira de Inclusão

1d2b334d 5239 4b41 b3e1 fd14f2840f9aPresidente da Comissão de Proteção ao Direito da Pessoa com Deficiência da OAB-PA e presidente do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, a advogada Gisele Costa esteve em Brasília, no último dia 16, e participou da audiência pública, no Palácio do Planalto, que discutiu o artigo 45 da Lei Brasileira de Inclusão 13.146/15, de 6 de julho de 2015.

Promovido pela Casa Civil da Presidência da República em conjunto com a Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e Ministério do Turismo, o evento abordou vários pontos. A advogada paraense contribuiu com sugestões de acessibilidade para cadeirantes que não possuem o controle cervical, pois muitas outras sugestões já tinham sido discutidas e outras já estavam disponíveis na regulamentação.

Gisele Costa defende que a acessibilidade é fundamental para a pessoa com deficiência. “Ter acessibilidade é garantir sua dignidade e independência, melhorando sua qualidade de vida. É garantia constitucional”, acrescentando que os espaços físicos, os transportes, as informações  e comunicações devem ter acessibilidade. “Quando se fala em acesso é para todas as deficiências. Alguns espaços físicos de hotéis, pousadas, etc, não dão acesso aos cadeirantes, por exemplo. E por quê não atender essa, significativa, parcela da sociedade?”, indaga.685fbf9e 7395 41ec 930a c34f00b75b62

Para a advogada, não é necessário só acessibilidade física. “Precisamos de intérpretes de libras na recepção. É o mínimo! A lei brasileira de inclusão 13.146/15, em seu artigo 45, trata da acessibilidade nos hotéis, pousadas e similares. Porém, precisava de uma regulamentação”, ressaltou a presidente da comissão temática. Secretário da Secretaria Especial de Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Marco Pellegrini esteve presente no debate.

Anexos