Home / Notícias

Comissão de Meio Ambiente trabalha para solucionar os problemas do “Lixão do Aurá”

DSC 7699---Ontem (06), o presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/PA, José Carlos Lima reuniu com representantes da Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, Cesupa, vereadores e assessores para tratar dos problemas enfrentados com o “lixão do Aurá”.

“O objetivo principal desta reunião foi convocar o apoio da Secretaria de Meio Ambiente - SEMA, da vereadora Sandra Batista (PCdoB) e de outros vereadores que compõem a recém criada comissão que trata sobre assuntos do meio ambiente para fazer a interlocução com o Juiz da 1° Vara de Fazenda Pública da Comarca de Belém, Elder Lisboa, sobre o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta – TAC, que não está sendo cumprido pelas empresas que administram o lixão.”, ressaltou José Carlos Lima.

José Carlos explicou ainda que “só vamos conseguir sanar uma parte do problema com algumas ações: suspensão total do contrato da empresa REVITA – que é contratada para a administração do lixão, fazer o processo de transição, que significa promover a inclusão social e econômica dos catadores - muitos deles não querem mais trabalhar no local devido aos problemas de saúde, incluir coleta seletiva na região e exigir o cumprimento do projeto de recuperação do Aurá.”, enumerou o presidente.

5 de setembro

DSC 7700---Além desta pauta, a reunião tratou também sobre o dia “5 de setembro – Dia da Amazônia”, data que tem como objetivo comemorar a existência e preservação da maior reserva natural do planeta. “Aproveitamos a reunião para convidar as instituições e vereadores presentes para a comemoração do dia 5 de setembro. Estamos propondo fazer com as universidades, a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA e movimentos sociais ligados ao tema, um grande evento, no dia 14 de setembro, aqui na Ordem. A finalidade é discutir a questão da “COP 21”, que é um evento das Organizações das Nações Unidas – ONU que vai discutir as mudanças climáticas que o planeta está sofrendo.” Segundo ainda José Carlos, “a Amazônia é o bioma mais importante desse processo. Este assunto tem que ser discutido por nós, que vivemos aqui.”.

O convite do evento vai ser feito também à igreja católica. “Vamos também aproveitar e convidar representantes da igreja católica para discutir a “Carta Encíclica” do Papa Francisco - laldato Si’, que é uma carta onde ele faz um apelo pelas mudanças climáticas no planeta. Na carta, ele cita dois biomas que devem ser protegidos acima de tudo: o amazônico e o do congo. Este tema é muito importante para nós, amazônicos, discutirmos.”, disse José Carlos.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos