Home / Notícias
Na sexta-feira (11), as advogadas Juliana Fontelles e Verena Arruda, integrantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, o conselheiro seccional Rubens Moraes Júnior e diversos representantes de órgãos acompanharam uma comissão de 50 mulheres camponesas do município de Parauapebas e região que estiveram na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, em Belém.
O grupo veio à capital paraense para formalizar denúncia contra o Comando Militar instalado na cidade de Parauapebas, que conduziu no último dia 08 de março, atentado aos direitos humanos quando atacaram violentamente um grupo de aproximadamente 300 mulheres que faziam uma passeata pacífica pelas ruas de Parauapebas que chegou à portaria de acesso à Floresta Nacional de Carajás, controlada pela mineradora Vale SA.
Sem qualquer motivo justo, os policiais atacaram as mulheres em marcha com balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral. Houve perseguição por parte da Polícia Militar pelas ruas da cidade, mesmo após a dispersão dos manifestantes.
O secretário adjunto da Segup e representantes da Casa Civil do Governo do Estado receberam a formalização da denúncia e afirmaram que serão imediatamente tomadas providências necessárias para investigar e apurar os fatos, bem como da punição dos responsáveis pelos atos de repressão ilegal e violenta.
Parauapebas vive um momento de tensão em virtude da grande crise econômica, altos índices de desemprego e graves indícios de corrupção no governo local. A comissão de Direitos Humanos da OAB PA acompanhará o andamento das investigações.