Home / Notícias
De surpresa, a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PA visitou, nos últimos três dias, alguns Conselhos Tutelares de Belém. A comissão esteve nos Conselhos localizados nos bairros do Benguí, Marambaia, Pedreira, Cremação e Nazaré, distribuídos conforme os distritos da Capital. Em Belém, são 08 Conselhos Tutelares.
O intuito da Comissão foi atestar o funcionamento dos Conselhos, a estrutura e demanda, e qual a expectativa dos atuais conselheiros para o primeiro processo unificado de escolha a ocorrer no próximo dia 04 de outubro em todo o Brasil. Na maioria dos conselhos, constatou-se ausência de conselheiros no momento da visita, estrutura deficiente, como falta de acesso à internet e carro à disposição permanente, e grandes demandas pela quantidade de bairros a serem atendidos, em média são 30 atendimentos por dia.
A demanda por maior contato com a rede de garantia de direitos, como assistência social e educação, ainda é bem presente, reforçando por não ter em todos os conselhos equipes multiprofissionais que dê apoio aos conselheiros. Houve a necessidade de qualificação em capacitações e que haja maior participação de conselheiros.
Sobre o processo unificado, de forma geral, foi apontado como avanço em termos de legislação e possibilidade de melhorar o atendimento de forma mais contínua, especialmente pela aplicação de provas eliminatórias a pré-candidatos. Entretanto, houve a avaliação de que a Conselho Municipal da Criança e do Adolescente não divulgou de forma ampla o processo, tanto que nos próprios órgãos municipais não havia informação sobre a votação de domingo. Somente agora na última semana que visualizar informações, antes apenas os candidatos o faziam.
Além disso, há a preocupação de que ainda muitas pessoas se candidatam em busca de emprego e salário, sem ter crianças e adolescentes como prioridade no trabalho. Prejudicial também é o patrocínio de políticos ou partidos a candidatos, quando pode se desvirtuar o que o cargo de conselheiro tutelar demanda para que seja um trabalho comprometido fundamentalmente com o direito da criança e do adolescente.
Ao presenciar todas essas situações e desafios, a Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PA se colocou à disposição dos conselheiros tutelares e dos órgãos competentes para fortalecer o processo unificado. E clama para que a sociedade escolha seus conselheiros comprometidos com a efetividade dos direitos da criança e do adolescente, comparecendo ao pleito de 04 de outubro.
Procure a Prefeitura e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de seu município e saiba dos locais de votação e candidatos.
Veja os locais de votação em Belém:
Distrito Administrativo de Mosqueiro – Damos: Aeroporto, Ariramba, Baía do Sol, Bonfim, Carananduba, Caruará, Chapéu Virado, Farol, Mangueiras, Maracajá, Marahú, Murubira, Natal do Murubira, Paraíso, Porto Arthur, Praia Grande, São Francisco, Sucurijuquara, Vila.
EEEFM Prof. Abelardo Leão Conduru – Carananduba. Av.Lalor Mota, S/N.
EEEF Prof.ª Donatila Santana Lopes - Chapéu Virado. Rua Francelina Santos, S/N.
EMEIF Dr. Lauro Chaves - Baía Do Sol. Av. Beira Mar, S/N.
EEEFM Honorato Filgueiras-Maracajá. Trav. Siqueira Mendes,S/N.
Distrito Administrativo de Outeiro – Daout: Água Boa, Brasília, Itaiteua, São João do Outeiro.
E.M.E.F Helder Fialho Dias - Brasília. Rua das Orquídeas, 1603.
Escola Bosque - São João do Outeiro. Av. Nossa Sra. Da Conceição S/N.
EMEF Monsenhor José Maria Azevedo- Itaiteua . Rua Evandro Bonna, 295.
E.E.E.F Prof.ª Marta da Conceição- Ilha de Cotijuba. Ilha De Paquetá.
Distrito Administrativo de Icoaraci - Daico: Águas Negras, Agulha, Campina de Icoaraci, Cruzeiro, Maracacueira, Paracuri, Parque Guajará, Ponta Grossa, Tenoné.
EMEF Ciro Pimenta. Parque Guajará – Conj. Eduardo Angelim, Rua Paulo Freire S/N.
Escola Prof. Francisco das Chagas Ribeiro Cacau – EEETEPA – Campina. Rua Monsenhor José Maria De Azevedo, S/N.
Colégio Estadual Avertano Rocha - Ponta Grossa. Trav. São Roque, 95.
EEEFM do Tenoné – Tenoné. Cj. Res. Tenoné I, We2, Nº 100.
Distrito Administrativo do Benguí - Daben: Benguí, Cabanagem, Coqueiro, Parque Verde, Pratinha, São Clemente, Tapanã, Una.
EEEFM Maria Luiza da Costa Rego- Bengui. Rua Lameira Bittencourt, S/N.
EEEIF Helena Guilhon- Coqueiro. Cj. Satélite Rod, Tv.We 5, S/N, Augusto Montenegro, Km 7.
EEEM Dr. José Márcio Ayres - Tapanã. Rodovia do Tapanã, S/N.
EEEFM Raymundo Martins Viana-Parque Verde. Rodovia Augusto Montenegro, Km 05.
Distrito Administrativo do Entroncamento- Daent: Águas Lindas, Aurá, Castanheira, Curió-Utinga, Guanabara, Mangueirão, Marambaia, Souza, Val-de-Cans, Universitário.
Seminário Teológico Batista Equatorial- Castanheira. Rod Br. 316, Km 0.
EEEF Prof.ª Anésia-Curió Utinga. Av. Almirante Barroso, S/N.
EEEFM Duque de Caxias-Marambaia. Rua Raul Soares, S/N.
EEEIF Costa e Silva -Souza. Av. Almirante Barroso, S/N.
Distrito Administrativo da Sacramenta - Dasac: Barreiro, Fátima, Maracangalha, Miramar, Pedreira, Sacramenta, Telegráfo.
EEEFM Dr. Justo Chermont – Pedreira. TV. Vileta, 916.
EEEFMProfª Graziela Moura Ribeiro- Pedreira. Travessa Alferes Costa, 100.
EEEFM José Alves Maia-Telégrafo. Av. Senador Lemos, 1800.
EMEF Prof.ª Inês de Mendonça Maroja- Barreiro. Pass. N. Sra. da Guia, 795.
Distrito Administrativo de Belém - Dabel: Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Nazaré, Reduto, São Brás, Umarizal, Marco.
EEEFM David Salomão Mufarrej -Cidade Velha. Av. Almirante Tamandaré, 256.
EMEIF Ruy Da Silveira Brito - Marco. TV. Enéas Pinheiro, 2871.
EMEF Profª. Benvinda De França Messias - São Brás. Praça Floriano Peixoto, 805.
Distrito Administrativo do Guamá - Dagua: Canudos, Condor, Cremação, Guamá, Jurunas, Montese (Terra Firme).
EEEF Brigadeiro Fontenele - Terra Firme. Rua São Domingos.
EMEIF Silvio Nascimento - Condor. Tv.Apinagés, 4164.
EMEF Padre Leandro Pinheiro- Guamá. Av. Barão de Igarapé Miri, 619.
EEEF Gonçalo Duarte – Jurunas.Rua Eng. Fernando Guilhon, 151.
Legislação
O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/1990) estabelece que os conselheiros tutelares serão escolhidos em todo o Brasil no ano subsequente à eleição presidencial, e o primeiro ano dessa escolha será em 04 de outubro de 2015.
Os cinco conselheiros tutelares mais votados, por município ou distritos, assumirão a titularidade; os cincos subsequentes serão os suplentes dos primeiros. Ainda conforme o ECA, a posse dos eleitos será em 10 de janeiro de 2016, com mandato de quatro anos.
A responsabilidade de organização do Processo Unificado cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão integrante da estrutura do Poder Executivo, sob fiscalização do Ministério Público Estadual.
Participe!
Leve título eleitoral e documento com foto. Votação a partir do local onde vota para as eleições gerais.