Home / Notícias
Diversos membros do Sistema OAB Pará prestigiaram a solenidade de abertura do 41º CONAT (Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista), realizada na noite da última quarta-feira, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Capital paraense sediou o evento pela última vez em 1997. Secretário-geral da OAB-PA e presidente em exercício da instituição, Eduardo Imbiriba compôs a mesa de autoridades. Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaide Arantes prestigiou a cerimônia.
Secretário-geral adjunto e corregedor da Ordem, Antônio Barra Britto marcou presença, além dos conselheiros federais Jader Kahwage, Afonso Lobato e Bruno Coelho de Souza. OAB-PA conta com espaço que promove programação especial. Diretora-geral da Escola Superior de Advocacia, Luciana Gluck Paul também esteve presente, assim como o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Pará, Francisco Freitas, o presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, Brunno Castro, conselheiros seccionais, presidentes de subseções e comissões temáticas.
Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, Alessandra Camarano fez o pronunciamento que abriu o maior congresso da área trabalhista na América Latina. Em seu discurso, ressaltou que, atualmente, os movimentos estão convidam para ações cada vez mais coletivas e menos individuais. “O mundo nos convoca a agirmos como seres humanos civilizados, que caminham para a evolução e que devem deixar de lado qualquer espécie de vaidade ou necessidade de protagonismo para uma atuação cada vez mais conjunta e ampla”.
Presidente da Comissão de Direitos Sociais do Conselho Federal da OAB, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves também discursou. De acordo com o advogado, além da Amazônia, está em chamas o direito à justiça. “O Conselho federal da OAB está unido com a ABRAT para discutir e saímos daqui mais instrumentalizados para o que vem pela frente”. Em seguida, houve a entrega da Comenda José Martins Catharino, maior honraria concedida pela ABRAT. Com o tema central "Ver o Peso das Reformas", programação prossegue nesta quinta-feira e será concluída amanhã (08).
Programação
Antes da conferência de encerramento do 41º Congresso Nacional de Advocacia Trabalhista (CONAT), o secretário-geral da OAB-PA e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Eduardo Imbiriba, atuou como um dos ministrantes da palestra "Derrogativas das Prerrogativas". Os demais palestrantes foram Daniella de Andrade Borges e Nilton Correia. Maior congresso da área trabalhista na América Latina e realizado nos dias 06, 07 e 08 de novembro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, o evento teve como tema "Ver o Peso das Reformas".
Dia 09 de novembro, o diretor-tesoureiro da OAB-PA, André Serrão, presidiu a mesa “O Futuro do Trabalho”, realizada na Sala Tupaiú, no 41º CONAT (Congresso Nacional da Advocacia Trabalhista), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Conselheiro seccional, Rubens Moraes Júnior atuou como um dos ministrantes ao lado do advogado trabalhista Márcio Tuma. Presidente em exercício da Ordem no Pará, Cristina Lourenço prestigiou a programação.
Dia 07 de novembro, o stand do Sistema OAB Pará no 41º Congresso Nacional de Advocacia Trabalhista (CONAT) abrigou a roda de conversa "Trabalho Análogo ao Escravo Contemporâneo". Os advogados Robson Heleno e Felipe Jacob e a advogada Anna Marcella Mendes foram os debatedores. Encerramento ocorreu com a conferência “Distopia ou Utopia. E A.I.?”, proferida pelo advogado sergipano Cezar Britto, ex-presidente do Conselho Federal da OAB.
Fotos: Yan Fernandes