Home / Notícias

Com temáticas variadas, grupos de trabalho encerraram abrangente e bem sucedida VII Conferência da Advocacia do Pará

IMG 5120As atividades da VII Conferência da Advocacia do Estado do Pará foram retomadas hoje pela manhã com grupos de trabalho organizados pelas comissões temáticas e a Escola Superior de Advocacia. No plenário Aldebaro Klautau, na sede da OAB-PA, a Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência promoveu a “Mesa Redonda: As dificuldades encontradas para a efetivação da educação inclusiva”, com os expositores Gonçalo Lopez e Scheilla Abudd. 

No auditório Otávio Mendonça, a Comissão da Advocacia em Início de Carreira realizou a plenária “As dificuldades e soluções para o ingresso no mercado de trabalho da advocacia”, cuja exposição ficou a cargo do jovem advogado Afonso Furtado, que preside a referida comissão temática. Na sala 1 da ESA, o grupo de trabalho da Comissão de Trânsito contou com a palestra “Trânsito Seguro: Direito da Sociedade”, ministrada por Ana Carolina Lima Silva.

IMG 5242Na sala 3, a Comissão de Saúde promoveu o painel “O Pará na busca do crescimento técnico para os transplantes e aumento da conscientização da importância de ser um doador”. Os expositores foram Ana Cristina Beltrão, Lucinete Duarte, Cristina Spinelle, Belina Soares e Mauricio Palmeira ao proferirem as palestras “A Evolução dos Transplantes no Pará e a Necessidade de Contínuo Investimento”, “A Experiência Jurídica e Familiar de quem Vivenciou a Necessidade de Transplante”, ”O Bem que Faz a Você puder Fazer o Bem aos Outros”, “Os Números e Principais Implicações sobre os Pacientes Renais na Questão dos Transplantes e Medicamentos de Manutenção” e “O Papel do HEMOPA no Processo da Doação e do Transplante”.

IMG 5188Na sala 4, o grupo de trabalho da Comissão de Direito Imobiliário realizou o painel “Atraso na entrega de empreendimentos imobiliários adquiridos na planta. Aspectos contratuais e de reparação civil”, om palestras ministradas por José Maria Marques Maués Filho e Rogélio Relvas D'Oliveira.

Pela tarde, os participantes da VII Conferência da Advocacia do Estado do Pará continuaram sendo contemplados com mais atividades. No plenário Aldebaro Klautau, o grupo de trabalho da Comissão de Portos teve a palestra “Perspectivas Portuárias, Logísticas e Legais no Estado”, cujos palestrantes foram Alexandre Araújo e Marcelo Barros, presidente da referida comissão temática.  

IMG 4990Na sala 1 da ESA, a Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente realizou o painel “Convivência familiar e comunitária de crianças e de adolescentes: garantia de direitos humanos em xeque”, com exposições de Arlene Dias, Bárbara Feio, Bruno Carvalho, Celyce Carneiro e Ricardo Melo, presidente da comissão temática. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual, Diego Monteiro participou como convidado. 

Na sala 2, o grupo de trabalho da Comissão Sociedade de Advogados contou com o painel “Gestão estratégica de escritório de advocacia - o advogado trabalhando para potencializar o resultado de sua sociedade”, com palestras ministradas por João Carlos Addario, Victor Russo e Ricardo Mello. Na sala 3, a Comissão de Direito Marítimo promoveu a palestra “Processo no Tribunal Marítimo”, proferida por Wellington Beckmann. 

Audiências

IMG 5305Dois grupos de trabalho promoveram audiências públicas. No auditório Otávio Mendonça, a Comissão de Direitos Humanos conduziu o tema “Criminalização dos Movimentos Sociais”, cujos expositores foram Susany Brasil – CEDECA, Adrian Silva, Paulo Fonteles - Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos, Marco Polo - SDDH e Ulisses Manaças – MST. Na sala 4 da ESA, a Comissão da Igualdade Racial abordou a temática “Pela escravidão do passado exigimos reparação no presente”.

Carta

O presidente da Ordem, Alberto Campos, e o secretário-geral, Eduardo Imbiriba, participaram de todas as atividades. Aos participantes, o presidente explicou que a coordenação da VII Conferência da Advocacia do Estado do Pará decidiu segmentar a dinâmica de trabalho em grupos neste último dia de evento para conferir mais “legitimidade às proposições suscitadas nas reuniões de trabalho e que serão levadas para São Paulo, na Conferência Nacional da Advocacia, em novembro”.

IMG 5075Para finalizar, o presidente Alberto Campos anunciou que a OAB-PA e Escola Superior de Advocacia pretendem lançar a “Carta de Belém” (documento que contém todas as propostas discutidas e apresentadas no maior evento da advocacia paraense) no dia do aniversário de 85 anos da Ordem no Pará, comemorado no dia 05 de outubro.

Fotos: Yan Fernandes

Anexos